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segurança ou dinheiro?

Radar de velocidade média ou fixo: qual é melhor e multa mais?

Os dois modelos têm funções diferentes, mas um deles pode ser mais eficaz na hora de controlar o excesso de velocidade

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Em primeiro plano um radar eletrônico está mirada para uma caminhonete branca que traféga por estrada.
Em primeiro plano um radar eletrônico está mirada para uma caminhonete branca que traféga por estrada. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Com as estradas movimentadas neste começo de ano, o medo de ser multado pelos motoristas ainda vive. Se você já dirigiu pensando em como escapar de um radar, provavelmente já se deparou com dois tipos, o radar fixo, aquele tradicional que mede sua velocidade ao passar por ele, e o radar de velocidade média, que calcula quanto tempo você leva entre dois pontos da estrada. 

Mas qual deles é realmente melhor para controlar o excesso de velocidade e melhorar a segurança no trânsito? Vamos lá explicar a diferença entre eles. 

Como funciona o radar fixo

O radar fixo é aquele que você encontra posicionado em locais estratégicos, como em retas ou trechos perigosos. Ele mede a velocidade instantânea do veículo no momento em que passa pelo ponto onde está instalado. 

Se você estiver acima do limite permitido, recebe a multa. É uma solução direta, mas com um adendo: muitos motoristas pisam no freio ao se aproximar do radar, apenas para retomar a velocidade acima do limite assim que passam por ele.

Por esse motivo, apesar de ser eficaz para coibir excessos pontuais, o radar fixo tem limitações. Ele não consegue, por exemplo, identificar quem mantém uma velocidade constante acima do permitido, o que é comum em trechos longos.

E o radar de velocidade média?

Já o radar de velocidade média adota outra abordagem. Ele mede o tempo que você leva para percorrer um trecho entre dois pontos e calcula sua velocidade média nesse percurso. Se o valor ultrapassar o limite estabelecido, você será multado. Essa tecnologia é mais difícil de “driblar”, já que obriga o motorista a respeitar o limite durante todo o trajeto monitorado, e não apenas no ponto do radar.

Por exemplo, se o limite for de 80 km/h e você percorrer 10 km em menos de 7 minutos e 30 segundos, será penalizado. Isso faz com que o radar de velocidade média seja especialmente útil em estradas e avenidas onde a consistência na velocidade é fundamental para evitar acidentes.

Qual é o mais eficiente?

Depende do objetivo. O radar fixo é eficiente para coibir abusos em pontos críticos, como cruzamentos ou áreas com pedestres. Já o radar de velocidade média é bom em trechos longos, como rodovias, ao obrigar o motorista a manter um comportamento constante dentro do limite.

Se pensarmos na segurança geral e na educação do motorista, o radar de velocidade média tende a ser mais eficiente. Ele desencoraja excessos prolongados e ajuda a criar uma cultura de respeito aos limites. 

No entanto, sua instalação precisa de um investimento maior, pois demanda equipamentos em dois pontos e sistemas de análise integrados.