Com as estradas movimentadas neste começo de ano, o medo de ser multado pelos motoristas ainda vive. Se você já dirigiu pensando em como escapar de um radar, provavelmente já se deparou com dois tipos, o radar fixo, aquele tradicional que mede sua velocidade ao passar por ele, e o radar de velocidade média, que calcula quanto tempo você leva entre dois pontos da estrada.
Mas qual deles é realmente melhor para controlar o excesso de velocidade e melhorar a segurança no trânsito? Vamos lá explicar a diferença entre eles.
Como funciona o radar fixo
O radar fixo é aquele que você encontra posicionado em locais estratégicos, como em retas ou trechos perigosos. Ele mede a velocidade instantânea do veículo no momento em que passa pelo ponto onde está instalado.
Se você estiver acima do limite permitido, recebe a multa. É uma solução direta, mas com um adendo: muitos motoristas pisam no freio ao se aproximar do radar, apenas para retomar a velocidade acima do limite assim que passam por ele.
Por esse motivo, apesar de ser eficaz para coibir excessos pontuais, o radar fixo tem limitações. Ele não consegue, por exemplo, identificar quem mantém uma velocidade constante acima do permitido, o que é comum em trechos longos.
E o radar de velocidade média?
Já o radar de velocidade média adota outra abordagem. Ele mede o tempo que você leva para percorrer um trecho entre dois pontos e calcula sua velocidade média nesse percurso. Se o valor ultrapassar o limite estabelecido, você será multado. Essa tecnologia é mais difícil de “driblar”, já que obriga o motorista a respeitar o limite durante todo o trajeto monitorado, e não apenas no ponto do radar.
Por exemplo, se o limite for de 80 km/h e você percorrer 10 km em menos de 7 minutos e 30 segundos, será penalizado. Isso faz com que o radar de velocidade média seja especialmente útil em estradas e avenidas onde a consistência na velocidade é fundamental para evitar acidentes.
Qual é o mais eficiente?
Depende do objetivo. O radar fixo é eficiente para coibir abusos em pontos críticos, como cruzamentos ou áreas com pedestres. Já o radar de velocidade média é bom em trechos longos, como rodovias, ao obrigar o motorista a manter um comportamento constante dentro do limite.
Se pensarmos na segurança geral e na educação do motorista, o radar de velocidade média tende a ser mais eficiente. Ele desencoraja excessos prolongados e ajuda a criar uma cultura de respeito aos limites.
No entanto, sua instalação precisa de um investimento maior, pois demanda equipamentos em dois pontos e sistemas de análise integrados.
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