x
UAI
BOM CUSTO-BENEFÍCIO

Lista: veja os 5 SUVs mais econômicos para comprar em 2025

Chegada dos híbridos alterou o ranking dos utilitários esportivos mais econômicos do Brasil

Publicidade
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid Foto: Luiz Forelli/Vrum

Os interessados em trocar de carro em 2025 precisam colocar na ponta do lápis diversos aspectos, como preço, motorização, espaço, equipamentos e, claro, o custo-benefício. Para ajudar os apaixonados por SUVs, o Vrum separou uma lista dos cinco modelos mais econômicos à disposição no mercado brasileiro. Abaixo, confira o consumo de cada um deles.  

5º) Volkswagen Nivus

Volkswagen Nivus Highline
Volkswagen Nivus Highline Foto: Divulgação/Volkswagen

O VW Nivus é equipado com o motor 1.0 turbo flex 200 TSI, que entrega 116/128 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas com conversor de torque. Em termos de consumo, o Nivus registra 11,9 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada. Com etanol, os números são 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Além disso, o Nivus se destaca por oferecer o maior porta-malas da lista, com 415 litros.

4º) Honda HR-V

Honda HR-V 2025
Honda HR-V 2025 Foto: Imagem: Honda/Divulgação

O Honda HR-V aparece logo na sequência, na quarta posição. O SUV compacto/médio tem motor 1.5, encontrado também no Honda City, entregando 126 cv de potência e até 15,8 kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT que simula até sete marchas. O HR-V oferece um consumo de 12,7/13,9 km/l na gasolina e 8,8/9,8 km/l no etanol, tanto na cidade quanto na estrada. 

3º) Fiat Fastback híbrido

Fiat Fastback Hybrid Flex
Fiat Fastback Hybrid Flex Foto: Divulgação: Fiat

O novo terceiro colocado é o Fiat Fastback híbrido. Com a nova motorização, o modelo pode garantir até 11,5% de economia de combustível quando abastecido com gasolina. O SUV faz 12,6/13,9 na gasolina e 8,9/9,8 no etanol. Assim como o Pulse híbrido, o modelo vem equipado com duas baterias de 12V, uma de chumbo-ácido localizada no cofre do motor (a bateria tradicional) e uma de íon de lítio, posicionada abaixo do banco do motorista.

Apesar do motor elétrico ter 4 cv de potência, os números de potência e torque segue sendo o mesmo do motor T200 tradicional: 130 cv de potência no etanol e 125 cv na gasolina. O torque máximo do propulsor a combustão é de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. 

2º) Renault Kardian

Renault Kardian Evolution Manual
Renault Kardian Evolution Manual Foto: Mauricio Campelo/Vrum

O segundo lugar é do Renault Kardian. Entre os principais atrativos do SUV está seu motor 1.0 turbo flex de três cilindros, combinado com um câmbio automatizado de seis marchas com dupla embreagem banhado a óleo (não tem nada a ver com os problemáticos powershift de apenas uma embreagem).

No consumo, o Renault Kardian apresenta uma média de 13,1/13,9 km/l na gasolina e 9/9,7 km/l no etanol, tanto na cidade quanto na estrada, respectivamente. O motor entrega 120/125 cv de potência e 20,4/22,4 kgfm de torque.

1º) Fiat Pulse híbrido

Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid Foto: Luiz Forelli/Vrum

O atual SUV mais econômico do país é o Fiat Pulse híbrido. O novo modelo tem consumo de 13,4/14,4 km/l na gasolina e 9,3/10,2 km/l no etanol. A motorização é a mesma do "irmão" Fastback, com 130 cv de potência no etanol e 125 cv na gasolina. O torque máximo do propulsor a combustão é de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!