O mercado de carros elétricos está passando por uma fase curiosa. Enquanto a empolgação inicial parece ter diminuído em algumas partes do mundo, as projeções para 2025 continuam otimistas. Segundo analistas da S&P Global Mobility, as vendas globais de carros elétricos devem saltar para 15,1 milhões de unidades em 2025.
Em comparação, estima-se que 2024 tenha fechado com 11,6 milhões de veículos vendidos, o que, nesse cenário, representaria um crescimento bem alto, cerca de 30%.
Mesmo que ainda não seja um mercado totalmente consolidado, os elétricos estão ganhando espaço em diferentes regiões. Hoje, a participação global do segmento é de cerca de 13,2%, mas, se essas projeções se confirmarem, ela pode atingir 16,7% em 2025. Porém, o desempenho varia bastante de um país para outro.
Na Índia, por exemplo, o mercado de carros elétricos está longe de ser maduro. A infraestrutura limitada e o foco em veículos a combustão dificultam a adoção em massa. Mesmo assim, as previsões indicam que o crescimento de vendas no país será bem alta, de 117% em 2025.
Isso pode parecer animador, mas a participação dos elétricos no mercado interno ainda será baixa, com apenas 7,5%. Por lá, o salto reflete mais uma mudança de mentalidade do que uma transformação imediata.
Já na China, que é o maior mercado de veículos eletrificados do mundo, o ritmo de crescimento está desacelerando. Os analistas preveem um aumento de 19,7% em 2025, levando a participação dos elétricos a 29,7%. Apesar de ser um dos menores crescimentos entre as principais economias, o número absoluto ainda é gigante.
A China já consolidou sua liderança no setor, e agora o foco parece ser mais em estabilizar o mercado do que em crescer de forma explosiva.
Nos Estados Unidos, as projeções indicam que 2025 será um ano crucial para os elétricos. O crescimento esperado é de 36%, com uma participação de mercado de 11,2%.
Um dado curioso é que, segundo analistas de empresas como HSBC e Wood Mackenzie, há quem acredite que os elétricos possam superar os combustíveis fósseis em participação até 2025, atingindo cerca de 50% em alguns cenários mais otimistas.
Entretanto, o país enfrenta desafios políticos que podem impactar o setor. Donald Trump, que voltou ao cenário político com força, tem defendido políticas de taxação para veículos importados. Isso pode frear o crescimento do mercado, dependendo de como essas taxas sejam implementadas.
Na Europa, o mercado também está mudando de direção. A Alemanha, que antes era um dos grandes propulsores da eletrificação, viu uma queda no ritmo de adoção devido ao fim de alguns incentivos fiscais. Ainda assim, o continente como um todo continua investindo na transição energética.
Mesmo que os carros elétricos ainda enfrentam barreiras como preço elevado e infraestrutura limitada, o crescimento global é um sinal claro de que a transição para uma mobilidade mais limpa está em andamento. Alguns mercados estão mais avançados do que outros, mas o panorama geral é otimista.
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