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ENTENDA

Sabia que motoristas de Uber podem recusar levar seu animal de estimação?

Veja as regras sobre o transporte de animais de estimação em corridas de aplicativos e o que fazer nessas horas

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Cachorro no carro viagem de férias buldogue tigrado com parte do corpo pra fora da janela dianteira do carro
Cachorro no carro viagem de férias buldogue tigrado com parte do corpo pra fora da janela dianteira do carro Foto: Levar o cachorro com a cabeça para fora da janela é considerado infração grave de trânsito

Levar seu pet para passear ou voltar do pet shop pode ser uma dúvida quando se trata de corridas por aplicativos, como a Uber. Afinal, será que é permitido transportar animais de estimação nesses veículos? E o motorista, ele pode recusar a viagem?

É permitido levar animais de estimação no Uber?

Sim, é possível transportar animais de estimação em corridas de Uber, mas depende da aceitação do motorista. Antes de começar a viagem, é sempre bom avisar o motorista sobre a presença do animal. Isso pode ser feito diretamente pela aba de mensagens do aplicativo.

Mesmo que o motorista aceite, ele pode dar condições, como o uso de caixa de transporte ou focinheira para ter a segurança e evitar danos ao veículo. Assim, é sempre bom estar preparado para atender a essas exigências e evitar, claro, também evitar transtornos.

Exceções: Cão-guia não pode ser recusado

Há uma regra que é exceção à escolha do motorista: o transporte de cães-guia. A Lei nº 11.126/2005, conhecida como “Lei do Cão-Guia”, assegura que pessoas com deficiência visual têm direito de levar seus cães-guia em qualquer meio de transporte, público ou privado, além de corridas por aplicativos.

Avisar antes sobre o animal é fundamental para evitar que a corrida seja cancelada. Caso o motorista se recuse a transportar um cão-guia, isso pode ser considerado discriminação e gerar punições, como indenizações por danos morais. Nesse caso, o passageiro pode acionar o suporte da Uber para denunciar a situação e exigir seus direitos.

E se o motorista recusar?

Caso o motorista se recuse após aceitar a viagem e sem justificativa plausível, o passageiro pode registrar a ocorrência pelo suporte do aplicativo.

Uma solução que poderia vir ao Brasil para quem transporta animais com frequência seria a categoria “Uber Pet”, que já funciona em cidades dos Estados Unidos e Portugal. Nessa modalidade, motoristas previamente preparados aceitam corridas com animais de estimação mediante um custo adicional.

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