Um dos maiores receios dos motoristas no Brasil é ser flagrado no teste do etilômetro, mais conhecido como bafômetro. Por conta disto, diversos condutores deixam de ingerir bebidas alcoólicas quando precisam conduzir algum veículo. Mas, se a pessoa consumir cerveja sem álcool, ela pode pegar no volante logo em seguida?
A resposta é: depende da quantidade. Isto porque, no processo de produção da cerveja zero, o teor de álcool é apenas reduzido a uma porcentagem bem pequena. Além disso, segundo o critério estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), a bebida pode ser considerada "sem álcool" se possuir um teor alcoólico de até 0,5%.
Em 2015, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) decidiu realizar um estudo com 10 marcas de cerveja "zero", sendo todas aprovadas com até 0,5% de álcool. Na pesquisa, dezenas de homens e mulheres consumiram 700 ml cada. Na sequência, eles fizeram alguns testes de bafômetro, assoprando o aparelho a cada 15 e 30 minutos. Todos os sopros apresentaram 0,0 mg/l.
Porém, segundo algumas nutricionistas, caso o motorista consuma uma quantidade muito alta de cerveja sem álcool, ela pode se complicar no teste de bafômetro. Não é preciso informar quantos litros seriam necessários, já que o resultado varia de acordo com o peso da pessoa e do tempo que ela ingeriu a bebida.
Desta forma, oficialmente, o Inmetro afirma que a ingestão "moderada" da cerveja sem álcool não provoca impacto diante do teste do bafômetro.
Punição
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ato de dirigir embriagado é considerado uma infração gravíssima, acarretando em uma multa de R$ 2.934,70. Além disso, o infrator recebe 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pode ter o documento suspenso por um ano - para recuperar o direito de dirigir, o condutor precisa passar por um curso de reciclagem.
A penalidade, porém, pode ser ainda maior caso o motorista seja reincidente. Ou seja, se o condutor for flagrado dirigindo embriagado pela segunda vez em menos de um ano, a multa será dobrada e ficará em R$ 5,869,40. Além disso, a lei prevê a cassação da CNH.
Vale lembrar que o motorista pode responder por crime de trânsito e ser levado para a delegacia dependendo da quantidade de álcool no sangue. Por fim, as penalidades também se aplicam aos condutores que se recusarem a fazer o teste de bafômetro.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas