A crescente produção de carros elétricos mundialmente tem exigido um volume de baterias específicas para o pleno funcionamento dos modelos. Com isso, um grupo de cientistas sul-coreanos do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), criaram uma nova bateria de metal de lítio com uma camada tripla de eletrólito de polímero sólido, capaz de se auto apagar durante um incêndio.
A inovação surgiu com o propósito de solucionar problemas de segurança em baterias tradicionais, onde a formação de dendritos de lítio pode causar curtos-circuitos e incêndios.
A estrutura tripla do eletrólito inclui camadas externas macias para melhor contato com os eletrodos e uma camada intermediária rígida que reforça a integridade estrutural da bateria. Além disso, o eletrólito contém um supressor de fogo, sal de lítio em alta concentração e zeólita, aumentando sua resistência e segurança.
O principal pesquisador, Dr. Kim Jae-Hyun, destacou que a nova bateria não apenas melhora a segurança, mas também oferece maior durabilidade, mantendo quase 88% de sua capacidade original após 1.000 ciclos de carga. Essa característica é significativa, considerando que as baterias atuais geralmente perdem entre 20% e 30% de sua capacidade após o mesmo número de ciclos.
Embora a pesquisa represente um avanço promissor na segurança e eficiência de baterias para veículos elétricos, ainda não há previsão de quando essa tecnologia estará disponível comercialmente. O Dr. Kim ainda destacou o impacto que esta criação pode ter futuramente:
“Espera-se que esta pesquisa faça uma contribuição significativa para a comercialização de baterias deste tipo, ao mesmo tempo em que fornece maior estabilidade e eficiência para dispositivos de armazenamento de energia”.
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