Ford, General Motors e Toyota, três das principais montadoras do mundo, decidiram fazer uma doação milionária para a posse de Donald Trump, que voltará à presidência dos Estados Unidos no próximo dia 20. De acordo com a imprensa norte-americana, cada fabricante decidiu doar 1 milhão de dólares (R$ 6,10 milhões). Desta forma, o trio destinará 3 milhões de dólares (R$ 18,3 milhões) para o evento.
Nos EUA, a prática da doação de empresas para a posse de presidentes é considerada comum. Em 2021, por exemplo, o democrata Joe Biden cerca de 61 milhões de dólares no total. Na época, participaram da campanha empresas como Google, Microsoft, Boeing, Pfizer, AT&T, Uber, entre outras.
Desde o início da campanha nas eleições de 2024, as principais montadoras decidiram apoiar Donald Trump. Isto porque o republicano ameaçou dificultar a importação de carros da China e afirmou que irá impor tarifas pesadas contra veículos produzidos no México.
Publicamente, a CEO da GM, Mary Barra, afirmou que a montadora e Trump estão "muito alinhados quanto aos objetivos" da indústria automobilística no país. O mesmo discurso foi adotado pelo chefe da Ford, Jim Farley. "O governo Trump está interessado no ponto de vista da Ford", disse, segundo a Reuters.
A posse de Trump acontece no dia 20 de janeiro, na Frente Oeste do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, D.C. As forças de segurança estão preparando um planejamento oficial para garantir a ordem no evento.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!