Os carros tido como clássicos, podem ser considerados tesouros para algumas seguradoras. O valor para que essa apólice seja feita, também surpreende a todas as pessoas. Entretanto, às vezes, o seguro pode ser tão raro quanto o carro, tanto que existem apenas cinco seguradoras que oferecem esse tipo de serviço especializado.
Os critérios feitos por essas empresas são muito rigorosos, sendo que não é todo carro antigo que esteja 100% original que irá ser aceito. No caso da Howden, que é uma seguradora inglesa com filial no Brasil, uma das exigências é que o carro precisa ser quase como um item de colecionador.
Para se ter noção, o carro pode até ter placa preta, mas esse critério não é o alvo principal da seguradora. Além de carros, a empresa também cuida de joias e obras de arte. Os bens segurados pela Howden costumam ter o mesmo tratamento, independente do que são.
Os carros para serem segurados pela Howden, devem ter mais de 30 anos, entretanto, existe uma categoria que se trata apenas de carros de 20 a 30 anos. Os contratos da empresa oferecem cobertura completa, tipo um seguro tradicional.
O seguro pode ser acionado caso haja avarias na carroceria, acidentes provenientes de catástrofes naturais, além de incêndios, roubos, batidas, entre outros. Em caso de desgastes naturais, da pintura ou de peças, o serviço não poderá ser solicitado.
E se tratando do preço do carro, a Tabela FIPE não será utilizada. Inicialmente, depende do proprietário, porém, o que realmente será avaliado será o valor do veículo de acordo com sua história e raridade. Além disso, a quantia poderá ser menor se tratando do perfil do motorista, quantas vezes ele saiu da garagem (mesmo que ande no reboque), exposições e participações em exposições ou filmes.
É necessário ler atentamente o contrato para que não seja pego de surpresa em caso de algum imprevisto acontecer, sendo importante checar se o seguro cobre danos em eventos, roubos de peças raras e assistência especializada.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!