O estado de São Paulo mudou as regras de isenção do IPVA em 2025, o que gerou discussões entre consumidores. De acordo com a nova legislação aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, apenas carros híbridos que atendem a critérios técnicos bem definidos poderão usufruir da isenção do imposto.
A mudança tem validade por dois anos, com uma alíquota que será gradualmente reajustada a partir de 2027. Neste ano, os veículos que não pagarão IPVA em São Paulo precisam atender às seguintes condições:
- Ser híbrido-flex ou abastecido somente com etanol
- Ter um ou mais motores elétricos com potência mínima de 40 kW;
- Alimentação por sistema elétrico de tensão superior a 150 volts;
- Preço de até R$ 250 mil.
Com esses critérios, somente o Toyota Corolla sedã e o Toyota Corolla Cross, ambos fabricados em Sorocaba (SP), serão isentos. Outros híbridos-leves, como o Fiat Fastback e o Pulse MHEV, por exemplo, não ganharão a isenção, como muitos pensavam, pois possuem baterias com tensão inferior à estipulada na portaria. Já os carros da Caoa Chery também estão fora.
Por conta dessas mudanças, a BYD reagiu rapidamente e ofereceu IPVA grátis para seus modelos híbridos no estado de São Paulo.
Além dos híbridos que atendem às condições, a isenção também contempla:
- Ônibus e caminhões movidos a hidrogênio, gás natural ou biometano;
- Veículos de taxistas, pessoas com deficiência, igrejas e entidades sem fins lucrativos;
- Veículos oficiais, como ambulâncias e micro-ônibus urbanos.
Estima-se que cerca de 26 mil carros no estado sejam isentos, imunes ou dispensados do pagamento do IPVA em 2025.
Para os veículos híbridos isentos, o benefício será reduzido gradativamente após os dois anos. Em 2027, a alíquota será de 1%; já em 2028, 2%; em 2029, 3%; até chegar a 4% em 2030, assim ficando igual aos veículos convencionais.
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