x
UAI
CONHEÇA

T-Cross, Nivus e Polo contém funções secretas; saiba como desbloquear

Os equipamentos desbloqueados, normalmente, estão disponibilizados em outros mercados ou em versões mais equipadas

Publicidade
Painel conta com detalhes em preto brilhante e adesivo Rock in Rio
Painel conta com detalhes em preto brilhante e adesivo Rock in Rio Foto: Maurício Campelo/Vrum/EM

Os carros da Volkswagen, como T-Cross, Nivus e Polo, além de modelos da Audi BMW, saem de fábrica com "funções secretas". Segundo especialistas, alguns itens dos veículos podem ser habilitados através de um serviço chamado "coding". Os equipamentos desbloqueados, normalmente, estão disponibilizados em outros mercados ou em versões mais equipadas. 

O proprietário da VAG Coding BR, Nelson de Oliveira Júnior, contou que alguns automóveis de outras marcas também são vendidos com essas funções secretas. Ao portal UOL, ele revelou que o serviço para desbloquear as funções consiste em conectar um computador à porta OBD, utilizada pelas concessionárias para identificar problemas, através de um cabo específico. 

"Caso o cliente tenha acesso ao respectivo cabo e a um laptop, posso realizar o coding remotamente, em qualquer lugar do mundo. Entro na rede CAN [que conecta todos os módulos eletrônicos] para ativar funções previamente programadas de fábrica, mas que não estavam habilitadas", explicou Nelson. 

O dono da VAG Coding BR, por outro lado, explicou que as funções "desbloqueadas" não melhoram o rendimento do carro. O serviço varia de R$ 200 a R$ 1.000, dependendo do modelo. 

Quais funções são desbloqueadas?

As funções habilitadas variam de modelo para modelo. No VW T-Cross, é possível acessar a central multimídia e liberar os mostradores da Força G, temperatura do óleo, entre outras. "No caso do T-Cross, o marcador de velocidade vai até 260 km/h. É possível aumentar para 320 km/h. Também dá para mudar a escala do velocímetro para que exiba intervalos de 10 km/h", comentou Nelson. 

Além disso, em alguns casos, o motorista pode mudar o indicador de autonomia, fazendo com que o painel mostre a quantidade de litros que faltam para encher o tanque. O Tiguan Allspace R-Line e o Passat, por exemplo, até a função de piloto semiautomático é possível ser ativada. 

Já no Ford Ka equipado com retrovisores elétricos, o coding habilita a função "tilt-down", em que o espelho no lado do passageiro abaixa automaticamente ao engatar a ré. 

Apesar das vantagens, o dono da VAG Coding BR destacou que há alguns riscos. "Se não souber como fazer, pode danificar o módulo. Os carros da Volkswagen, por exemplo, têm configurações diferentes para os Estados Unidos, a Europa, o Reino Unido e o resto do mundo. Se fizer coding em um carro para o mercado brasileiro usando os parâmetros norte-americanos, pode estragar o veículo e a VW não vai cobrir o reparo em garantia", completou, na entrevista ao UOL.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!