x
UAI
Quem deve pagar?

Quem deve pagar o IPVA de um carro usado recém comprado?

Para aqueles que trocaram, ou estão pensando em trocar de carro no início do ano, veja agora quem deve pagar o IPVA do veículo

Publicidade
IPVA, licenciamento, SPVAT e outros: veja os impostos para veículo em 2025
IPVA, licenciamento, SPVAT e outros: veja os impostos para veículo em 2025 Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Não existe melhor época para se trocar de carro, na verdade, tudo depende da negociação em si. Há vendedores que oferecem condições mais atrativas para garantir a venda, por exemplo. Em relação ao pagamento do IPVA, algumas questões precisam ser entendidas, confira:

Quem deve pagar?

Na maioria dos estados brasileiros, a responsabilidade de pagar o IPVA é de quem era o proprietário do veículo no dia 1° de janeiro. Portanto, mesmo que o comprador adquira o carro no final de janeiro, quem deverá pagar o imposto será o antigo dono. Entretanto, alguns estados costumam vincular a transferência ao pagamento do IPVA, como o estado de Goiás, que une os pagamentos em certos casos.

Consórcios são meios mais acessíveis para se trocar de carro
Consórcios são meios mais acessíveis para se trocar de carro Foto: shutterstock/Divulgação

É possível fazer um acordo?

Geralmente, é comum que os vendedores e compradores negociem os valores baseado no pagamento ou não do IPVA. Um carro pode ser vendido mais caro em caso do antigo dono já ter pago o imposto, por exemplo. Entretanto, é possível também comprar o veículo mais barato caso negocie com o atual proprietário, assumindo o pagamento do IPVA.


Esteja sempre atento

Sempre que for comprar um carro, é necessário estar atento ao passado do veículo. Checar se a documentação está em dia, se não há multas em aberto e se ele está devidamente licenciado. É possível conferir esses dados no próprio site do Detran

Fila de carros é vista sendo vistoriada em pátio do antigo Detran por Policiais Civis.
Vistoria Veicular passará a ser terceirizado em Minas Gerais Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Há alguns casos como carros que foram comprados parcelados, e dessa forma, o novo dono assumirá as parcelas juntamente com o IPVA. Dessa forma, é possível pagar ainda mais barato no veículo. É importante verificar o estado do carro, pois caso ele possua débitos pendentes, poderá gerar complicações com o Detran e as autoridades responsáveis, saindo mais caro para quem comprou.


  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas