O Volkswagen Gol, que saiu de linha em 2022 com a série especial Last Edition, deixou um legado forte no Brasil. Lançado em 15 maio de 1980, ele foi o carro mais vendido do país por décadas e ainda hoje lidera entre os modelos usados. O apego emocional dos brasileiros é tão grande que a volta do hatch compacto é especulado até hoje.
E novamente, uma fake news automotiva foi criada, com um vídeo no tiktok especulando a volta do modelo ao mercado em 2025 com um visual completamente novo. Mas isso não se passa de uma mentira.
@autoshowcarbr_ 2025 Novo Volkswagen gol. #Volkswagen #gol #vwgol #fyp #viralvideos ? MTG BAD LIAR - Lucas Hits & DJ Braga Oficial
Os rumores da volta do Gol, aliás, ganharam bastante força no ano passado, quando a Prefeitura de Taubaté (SP), onde fica a fábrica da Volkswagen, mencionou que a montadora produziria um novo modelo com o nome “Gol”.
A informação, no entanto, foi desmentida pelo CEO da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, durante entrevista à CBN. Ele deixou claro que o Gol não retornará às lojas e que seu substituto natural é o Polo Track, atualmente o veículo de passeio mais vendido do Brasil.
A confusão surgiu porque o mais novo lançamento da Volkswagen este ano é Tera, um SUV compacto de entrada que será posicionado abaixo do Nivus e terá como concorrentes o Renault Kardian e outros modelos de entrada no segmento.
O Terra será produzido na fábrica de Taubaté e chega para expandir a linha de SUVs da marca no mercado nacional. O modelo não tem nenhuma relação com o Gol, que continua fora dos planos da montadora.
Já o vídeo que mostra um suposto “novo Gol”, na verdade é o Volkswagen T-Roc, um SUV compacto vendido no mercado europeu e atualmente o utilitário mais popular da Volkswagen por lá. Com dimensões próximas ao T-Cross, o T-Roc serviu de inspiração para o T-Cross e não virá ao Brasil.
O Gol marcou época, mas sua saída de linha se deu por questões estratégicas e de mercado. A Volkswagen está focada em atender às novas demandas do consumidor, que tem preferido SUVs e crossovers.
Com o Polo, que em 2023 chegou na versão Track, sob a plataforma modular MQB, bem mais segura que e equilibrada, não fazia sentido para a VW permanecer com o Gol em produção. Apesar de icônico, o hatchback já estava bem desfasado em relação ao Polo e aos rivais.
- Acompanhe o VRUM também no Youtube e no Dailymotion!