É cada vez mais comum que empresas de ramos variados se aventurem no meio automotivo. As chinesas BYD e Xiaomi são grandes exemplos, e a gigante japonesa de tecnologia Sony, lançou oficialmente seu primeiro carro, o Afeela 1.
O sedan não é totalmente fabricado pela Sony, mas é fruto de uma joint-venture entre Sony e Honda, o que resultou na criação da Sony Honda Mobility (SHM). O primeiro esboço da parceria foi revelado na feira de tecnologia CES de 2020, ainda chamado de Sony Vision-S com o nome Afeela e a parceria com a Honda sendo revelados em 2023.
Para a edição de 2025 da feira, a SHM apresenta a versão final do modelo, bem como o nome oficial “Afeela 1” e os preços para o sedã elétrico. O modelo será fabricado em Ohio, nos Estados Unidos, e as primeiras entregas devem acontecer no meio de 2026. Segundo a imprensa norte-americana, as vendas acontecerão somente no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, ou no Japão.
Serão duas versões: Origin e Signature, que terão preços de 89 mil dólares (R$ 550 mil) e 102 mil (R$ 625 mil), respectivamente. A primeira versão a ser entregue será a mais cara, enquanto a Origin só será disponibilizada em 2027.
Como é o Afeela 1?
O sedã tem visual bastante limpo e lembra os demais carros elétricos contemporâneos. Os faróis são finos e uma filete de LED percorre toda a dianteira do modelo. A linha de cintura é bem pronunciada e serve de guia para as lanternas traseiras do sedã, que seguem um padrão parecido com a dianteira.
A carroceria não apresenta recortes, nem detalhes que mostram uma grande linguagem própria ou inspiração dos designers de Honda/Sony.
Internamente o modelo é mais criativo, apesar de bem minimalista. A cabine não tem muitos botões e duas telas principais chamam a atenção.
O volante é no estilo manche e comanda funções do carro. Há carregador de celular sem fio e uma espécie de botão seletor no console central, entre os bancos.
Em termos de motorização, pouco foi divulgado. O Afeela 1 terá baterias de 91 kWh, garantindo 300 milhas (482 km) de alcance e dois motores elétricos de 241 cv de potência. O 0-100 não foi divulgado, mas a empresa afirmou que o sedã usará suspensão a ar.
Além disso, foi confirmado que o Afeela terá compatibilidade com a estrutura de recarga da Tesla, uma das principais concorrentes do modelo.
Foco em tecnologia
Projetado pela Sony, o principal foco do Afeela 1 não é a parte mecânica.
O sedã conta com sistema de condução semi autônoma com 40 câmeras e sensores LiDAR e o “Chassi Digital” da Snapdragon, que realiza 800 trilhões de ações por segundo.
O sistema operacional das telas é uma das grandes expectativas do modelo. O modelo conta com a plataforma Ridevu da Sony e permite acesso aos filmes da Sony Pictures e a biblioteca da Epic Games, permitindo que usuários joguem videogame no veículo.
Curiosamente, não foi divulgada nenhuma integração com o Playstation, um dos principais consoles de videogame do mundo e justamente um produto da Sony.
Haverão ainda mapas interativos em 3D, som assinado pela Dolby Atmos e o “Agente Pessoal Afeela”, que permite controlar funções do veículo usando a voz, traçar rotas, estacionar o carro e até conversar com os ocupantes. Entretanto, esse serviço será disponível através de assinatura. O valor cobrado não foi divulgado, mas quem comprar o veículo zero km terá o serviço gratuitamente por três anos.
Apesar de ainda não ter sido lançado, o Afeela terá grande dificuldade no mercado, visto que será mais caro que o Tesla Model S na versão topo de linha Plaid, que conta com mais de 1000 cv de potência. Além disso, pelo valor cobrado, o Afeela irá brigar em território de muito luxo, enfrentando BMW Série 7, Audi A8 e o elétrico Mercedes-Benz EQS.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion !