x
UAI
Playstation sobre rodas?

Carro elétrico criado por Sony e Honda está a venda por R$ 550 mil

Sony revela os preços e equipamentos de seu primeiro carro, que será mais caro que modelos da Tesla

Publicidade
Afeela 1
Afeela 1 Foto: Divulgação

É cada vez mais comum que empresas de ramos variados se aventurem no meio automotivo. As chinesas BYD e Xiaomi são grandes exemplos, e a gigante japonesa de tecnologia Sony, lançou oficialmente seu primeiro carro, o Afeela 1.

O sedan não é totalmente fabricado pela Sony, mas é fruto de uma joint-venture entre Sony e Honda, o que resultou na criação da Sony Honda Mobility (SHM). O primeiro esboço da parceria foi revelado na feira de tecnologia CES de 2020, ainda chamado de Sony Vision-S com o nome Afeela e a parceria com a Honda sendo revelados em 2023.

Para a edição de 2025 da feira, a SHM apresenta a versão final do modelo, bem como o nome oficial “Afeela 1” e os preços para o sedã elétrico. O modelo será fabricado em Ohio, nos Estados Unidos, e as primeiras entregas devem acontecer no meio de 2026. Segundo a imprensa norte-americana, as vendas acontecerão somente no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, ou no Japão. 

Serão duas versões: Origin e Signature, que terão preços de 89 mil dólares (R$ 550 mil) e 102 mil (R$ 625 mil), respectivamente. A primeira versão a ser entregue será a mais cara, enquanto a Origin só será disponibilizada em 2027.

Como é o Afeela 1?

Afeela 1
Afeela 1 tem visual genérico e pouco inspirado Foto: Divulgação

O sedã tem visual bastante limpo e lembra os demais carros elétricos contemporâneos. Os faróis são finos e uma filete de LED percorre toda a dianteira do modelo. A linha de cintura é bem pronunciada e serve de guia para as lanternas traseiras do sedã, que seguem um padrão parecido com a dianteira.

A carroceria não apresenta recortes, nem detalhes que mostram uma grande linguagem própria ou inspiração dos designers de Honda/Sony. 

Afeela 1 interior
Interior minimalista chama a atenção Foto: Divulgação

Internamente o modelo é mais criativo, apesar de bem minimalista. A cabine não tem muitos botões e duas telas principais chamam a atenção. 

O volante é no estilo manche e comanda funções do carro. Há carregador de celular sem fio e uma espécie de botão seletor no console central, entre os bancos. 

Afeela 1
Telas traseiras são exclusividade da versão topo de linha Foto: Divulgação

Em termos de motorização, pouco foi divulgado. O Afeela 1 terá baterias de 91 kWh, garantindo 300 milhas (482 km) de alcance e dois motores elétricos de 241 cv de potência. O 0-100 não foi divulgado, mas a empresa afirmou que o sedã usará suspensão a ar.

Além disso, foi confirmado que o Afeela terá compatibilidade com a estrutura de recarga da Tesla, uma das principais concorrentes do modelo.  

Foco em tecnologia

Afeela 1
Modelo poderá exibir mensagens na parte exterior Foto: Divulgação

Projetado pela Sony, o principal foco do Afeela 1 não é a parte mecânica. 

O sedã conta com sistema de condução semi autônoma com 40 câmeras e sensores LiDAR e o “Chassi Digital” da Snapdragon, que realiza 800 trilhões de ações por segundo.

O sistema operacional das telas é uma das grandes expectativas do modelo. O modelo conta com a plataforma Ridevu da Sony e permite acesso aos filmes da Sony Pictures e a biblioteca da Epic Games, permitindo que usuários joguem videogame no veículo. 

Curiosamente, não foi divulgada nenhuma integração com o Playstation, um dos principais consoles de videogame do mundo e justamente um produto da Sony.

Haverão ainda mapas interativos em 3D, som assinado pela Dolby Atmos e o “Agente Pessoal Afeela”, que permite controlar funções do veículo usando a voz, traçar rotas, estacionar o carro e até conversar com os ocupantes. Entretanto, esse serviço será disponível através de assinatura. O valor cobrado não foi divulgado, mas quem comprar o veículo zero km terá o serviço gratuitamente por três anos.

Apesar de ainda não ter sido lançado, o Afeela terá grande dificuldade no mercado, visto que será mais caro que o Tesla Model S na versão topo de linha Plaid, que conta com mais de 1000 cv de potência. Além disso, pelo valor cobrado, o Afeela irá brigar em território de muito luxo, enfrentando BMW Série 7, Audi A8 e o elétrico Mercedes-Benz EQS.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion !