x
UAI
hackeado?

Carro autônomo "surta" e deixa passageiro preso em círculos no estacionamento

Incidente aconteceu em Los Angeles e expôs um bug no sistema do robotáxi da Waymo

Publicidade
Dois táxis autônomos na cor branca em frente a galpão.
Dois táxis autônomos na cor branca em frente a galpão. Foto: Waymo / Divulgação

Imagina pedir um carro por aplicativo e acabar preso num loop infinito no meio de um estacionamento. Foi isso que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, quando o Mike Johns chamou um robotáxi da Waymo para levá-lo ao aeroporto. Em vez de sair pra rua, o carro ficou rodando em círculos, deixando o passageiro preso e desesperado.

O carro em questão é um Jaguar I-Pace, um SUV elétrico que, inclusive, já foi vendido aqui no Brasil em 2019. A Waymo, que faz parte da empresa que controla o Google, usa esse modelo como parte da sua frota de veículos autônomos, rodando em cidades como Los Angeles e São Francisco para levar passageiros.

Com a confusão, Mike ligou pro suporte da Waymo enquanto o carro dava voltas no estacionamento. Ele tava sem entender nada: “O carro tá girando em círculos aqui no estacionamento. Tô com o cinto, não dá pra sair. Isso foi hackeado? O que está acontecendo? Estou ficando tonto.”

O atendente sugeriu que ele usasse o app pra tentar pausar a corrida, mas o Mike não gostou da ideia: “Vocês deveriam ter controle sobre o carro, não eu.” Depois de cinco minutos de pura tontura, a equipe da Waymo conseguiu tomar o controle do veículo e, finalmente, levar o passageiro pro aeroporto. A empresa não cobrou a corrida.

Após o ocorrido, a Waymo soltou uma nota dizendo que tudo foi causado por um bug no sistema e que já arrumaram o problema para evitar outros problemas. Em uma entrevista à CBS News, Mike comentou: “Cadê a empatia? Cadê o lado humano? É só mais um exemplo de como a tecnologia está sendo jogada no mercado sem estar pronta.”

Essa não é a primeira vez que os carros da Waymo fazem coisas estranhas. No ano passado, pessoas viram os robotáxis se reunindo em estacionamentos e buzinando.