É normal ter que estacionar o carro em alguma vaga descoberta. Apesar de danificar a pintura ao longo dos anos, o principal problema é retornar para um carro com uma temperatura elevada, certo? Não para os donos do Lexus GX, que reclamam que o carro “derrete” quando estacionado sob o Sol.
Segundo o portal The Drive, proprietários do segundo SUV mais caro vendido pela Lexus nos Estados Unidos, entraram em contato para denunciar o acontecido com seus carros. Alguns clientes afirmaram que as partes plásticas do SUV como capas de retrovisores, protetores da coluna B, além de apliques no rack de teto estão apresentando sinais de desgaste após o carro ser estacionado em contato com o Sol.
Os proprietários afirmam que usam e estacionam o Lexus GX da mesma forma que faziam com seus carros anteriores, e que nunca passaram por uma situação parecida.
Segundo Paul Yelton, um proprietário do SUV, o espelho retrovisor de seu carro parece ter passado por um incêndio, mas apenas ficou estacionado:
“Aconteceu após o carro ficar quatro dias estacionado na frente da minha garagem. [O carro] Está na concessionária, e dizem que o problema é algum calor externo e que não há nenhum defeito com o retrovisor”, declarou o cliente.
“Primeiro sugeriram que o instalador do PPF (película de proteção à pintura) superaquece a peça ao aplicar o filme, mas o problema aconteceu quando o carro tinha 100 milhas”, continuou.
Yelton é residente do estado do Arizona, um dos mais quentes dos Estados Unidos, mas o cliente alega nunca ter sofrido com uma situação parecida em nenhum carro.
Enquanto o calor pode ser uma resposta óbvia para o problema, outro cliente discorda. Um homem chamado “Mark”, morador da Carolina do Norte, um estado com clima mais ameno, entrou em contato com o portal e afirmou que passa pelo mesmo problema.
Além da capa do retrovisor, Mark aponta que a coluna B do veículo apresenta sinais severos de danos causados pelo Sol. O proprietário afirma que estava um dia frio de 54ºF (ou 12ºC) quando percebeu o problema no veículo, e que a região danificada estava tão quente que poderia ter queimado sua mão.
Problemas de qualidade da Toyota são recentes nos EUA
Em todo o planeta, a Toyota é reconhecida pela confiabilidade de seus carros, e a Lexus, uma empresa de propriedade da Toyota, também carrega essa fama. Entretanto, em 2024, a marca ficou marca por problemas com seus veículos.
A Toyota foi obrigada a trocar o motor de mais de 100 mil Tundras e Lexus LX por conta de problemas na construção, bem como precisou fazer o recall de mais de 380 mil unidades da picape Tacoma por problemas na fixação do eixo traseiro.
Além disso, Algumas unidades do Toyota GR Corolla pegaram fogo sem motivo aparente, e alguns donos de GR86 precisam trocar seus motores devido a problemas na lubrificação do veículo.