x
UAI
NÃO SE PERCA

IPVA e licenciamento em SP: como pagar e o que você precisa saber para 2025

Entenda como funcionam as cobranças, prazos e diferenças entre os dois tributos

Publicidade
Fique de olho para deixar seu carro regularizado
Fique de olho para deixar seu carro regularizado Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Se você é dono(a) de um veículo em São Paulo, já deve ter recebido o aviso: é hora de organizar o pagamento do IPVA. Enquanto o IPVA começará a ser cobrado a partir do dia 13 de janeiro, o licenciamento só começa oficialmente em julho, mas, se preferir, pode ser pago de forma antecipada junto com o IPVA. Ambos são obrigatórios para quem quer circular pelas ruas sem dor de cabeça, com multas ou apreensões.

O IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é uma taxa estadual que incide sobre o valor do seu veículo. A cobrança é feita anualmente e os valores arrecadados são divididos entre o governo estadual e os municípios.

Em São Paulo, o cálculo do IPVA é feito com base no valor venal do veículo, ou seja, o preço de mercado determinado pela Tabela Fipe. Sobre esse valor, aplica-se a alíquota correspondente:

  • 4% para carros de passeio.
  • 2% para motos, caminhonetes de cabine simples, micro-ônibus e maquinário pesado.
  • 1,5% para caminhões.
  • 1% para veículos de locadoras.

O pagamento pode ser feito de forma parcelada em até cinco vezes ou à vista, com desconto se for feito na primeira parcela. O calendário de vencimentos depende do final da placa do veículo e começa em janeiro, seguindo até maio para quem optar pelo parcelamento.

E o licenciamento, como funciona?

Diferente do IPVA, o licenciamento é uma taxa fixa que serve para liberar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital, documento obrigatório para circular com o veículo. Basicamente, o IPVA você paga por possuir o veículo, e o licenciamento é para usá-lo nas ruas.

Em 2025, o valor do licenciamento em São Paulo é de R$ 167,74, um reajuste de 4,69% em relação ao ano passado. Esse valor é o mesmo para qualquer tipo de veículo. Porém, para realizar o licenciamento, todos os débitos do veículo precisam estar quitados, incluindo o IPVA, multas e outras taxas.

Como pagar?

O pagamento do IPVA e do licenciamento pode ser feito de forma fácil e prática em bancos credenciados, caixas eletrônicos, apps bancários ou diretamente no site do Detran-SP. Para isso, você só precisa do número do Renavam do veículo. O pagamento pode ser feito à vista ou em parcelas, como foi divulgado pelo calendário da Secretaria da Fazenda.

Quem não regularizar o IPVA e o licenciamento dentro dos prazos pode enfrentar multas, juros e até a apreensão do veículo. Além disso, o atraso no pagamento do IPVA impede o licenciamento do veículo. 

Se você é do tipo que prefere resolver tudo de uma vez, é possível antecipar o pagamento do licenciamento ao quitar o IPVA. Vale lembrar que, caso opte por pagar tudo junto, o CRLV será liberado somente quando o calendário oficial de licenciamento começar.

Calendário do licenciamento 2025 em São Paulo

Os prazos de pagamento do licenciamento são definidos com base no final da placa do veículo, e o calendário oficial vai de julho a dezembro para automóveis, motos, caminhonetes e micro-ônibus. Para caminhões e tratores, o cronograma começa em setembro e vai até dezembro.

Automóveis e similares:

  • Placas final 1 e 2: julho.
  • Placas final 3 e 4: agosto.
  • Placas final 5 e 6: setembro.
  • Placas final 7 e 8: outubro.
  • Placa final 9: novembro.
  • Placa final 0: dezembro.

Caminhões e tratores:

  • Placas final 1 e 2: setembro.
  • Placas final 3, 4 e 5: outubro.
  • Placas final 6, 7 e 8: novembro.
  • Placas final 9 e 0: dezembro.

 

https://www.vrum.com.br/noticias/2025/01/7029701-seu-carro-esta-em-dia-veja-como-calcular-o-licenciamento-2025-em-sp.html