x
UAI
Atenção!

Gasolina com 30% de Etanol começará a ser testada em breve

Novidade pode chegar aos postos de combustível já em abril deste ano

Publicidade
Pane seca: entenda a multa e os riscos de rodar com pouco combustível
Pane seca: entenda a multa e os riscos de rodar com pouco combustível Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

A polêmica da gasolina com maior índice de etanol na sua composição está de volta ao país, já que a Associação Nacional do Petróleo irá iniciar os testes com a nova gasolina no país, que terá 30% de etanol em sua composição.

A nova gasolina faz parte da Lei do Combustível do Futuro, sancionada pelo presidente da república no último mês de outubro. A nova lei determina que a porcentagem de etanol na gasolina fique entre 20% e 35%, mas, no primeiro momento, esse índice será de no máximo 30%.

A medida foi aprovada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em dezembro e os testes ocorrerão em janeiro e fevereiro. Os padrões para os testes foram definidos em acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) - que representa as fabricantes, União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), União Nacional do Etanol de Milho, entre outros órgãos.

As fabricantes de veículos do Brasil irão ceder os carros à ANP para realizar os testes necessários com a nova gasolina. Os modelos passarão por verificação de desempenho em pista, testes de partida a frio, medições de emissões de poluentes, entre outros. 

Motor de seis cilindros em linha de automóvel de competição participante da 1ª Etapa do Quilômetro de Arrancada de Minas Gerais, no Mega Space, em Santa Luzia (MG)
Automóveis mais antigos, equipados com carburadores, podem ter falhas de funcionamento devido ao maior teor de etanol na gasolina Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press

O objetivo dos testes é entender se os carros vendidos no Brasil irão suportar essa nova concentração de etanol na gasolina, na questão de dirigibilidade, resistência de materiais, bem como níveis de corrosão e desgaste de componentes. Além, claro, se o nível de emissão de poluentes será menor, afinal, esse é o principal objetivo da Lei do Combustível do Futuro.

Caso os testes sejam positivos, a nova gasolina pode chegar aos postos já no mês de abril.