É impossível negar que o Lamborghini Urus é um grande sucesso no mercado automotivo global. O SUV foi o modelo mais vendido da marca italiana entre 2021 e 2023, e só não se sabe os números de 2024 pois a Lamborghini não revelou os números por veículo, embora a marca tenha registrado um ano de recordes de vendas, com mais de 10.687 carros novos nas ruas.
Apesar do sucesso do Urus, as versões S e Performante serão substituídas pela versão SE, que conta com motor híbrido plug-in, que combinando os propulsores a gasolina e elétrico podem gerar 789 cv de potência. Segundo a Lamborghini, a versão SE tem um impacto ambiental 80% menor que as demais versões do SUV.
É justamente por conta desse fator ambiental que a Lamborghini irá retirar as demais versões do Urus, deixando apenas a variante híbrida à disposição.
Fiat usou a mesma estratégia
Quando lançou Fastback e Pulse híbridos, a Fiat anunciou a mesma estratégia para seus SUVs. Os clientes que gostariam de uma versão sem eletrificação, deveriam ir às lojas até 2024, já que a fabricação dessas unidades não seria continuada em 2025.
Entretanto, é necessário lembrar que a eletrificação presente em Pulse e Fastback é muito mais simples que a do Urus. Enquanto o Lamborghini pode rodar por 60 km em modo 100% elétrico e recarregar as baterias de alta tensão em carregadores, os modelos da Fiat não ganham potência com o propulsor elétrico, que funciona para dar partida no motor a combustão e reduzir o esforço do propulsor em algumas situações.
Apesar do anúncio, até o fechamento desta matéria ainda é possível encontrar algumas unidades de Pulse e Fastback sem a motorização híbrida leve, enquanto no caso da Lamborghini, o configurador da marca disponibiliza somente o Urus SE para configuração.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!