Com o aumento das mortes provocadas pelos "airbags fatais" da Takata, muitos motoristas passaram a buscar pelo recall de seus carros. O problema, entretanto, é que os clientes estão dificuldade para fazer o reparo. Através do site Reclame Aqui, ferramenta utilizada pelos consumidores para expor opiniões sobre empresas e serviços, diversos condutores relataram estar sofrendo com uma longa espera para trocar o dispositivo.
O paulista Fernando, por exemplo, tem um Citroën declarou que as concessionárias estão alegando falta de peças para realizar o recall. "Comprei recentemente meu C3 e já consta a pendência do Recall do air-bag, liguei nas concessionárias Citroën para agendar o recall e advinha? Não tem peças, estão aguardando as peças chegarem da fábrica, não consigo transferir e nem licenciar o meu carro pois esta bloqueado por pendência do recall", escreveu, em outubro de 2024. "Sem fazer o recall, não consigo transferir e licenciar o meu carro, ou seja vou ter que deixar ele parado na garagem", continuou.
A mesma situação aconteceu com Ênio, morador de Brasília, no Distrito Federal, e dono de um modelo da Volkswagen. "A atendente informou que não seria possível agendar o recall por falta de peça e que não havia previsão, orientando, se limitando apenas a deixar o número de de telefone para aguardar", reclamou. "Fica claro que a Volkswagen trata esse assunto de extrema importância com total descaso, colocando em risco a vida das pessoas que podem vir a morrer", acrescentou.
Já Carolina, de São Carlos (SP), afirmou que ela e marido esperam por uma solução há três meses. O relato aconteceu em dezembro do ano passado. "Entrei em contato com a concessionaria mais próxima de mim há mais de 3 meses e eles não têm a peça para realizar o recall e nem um prazo para essa peça chegar até eles. O problema é que esse é o nosso veiculo de trabalho e eu não posso simplesmente inutilizá-lo, como a atendente da concessionaria sugeriu", lamentou.
Airbags mortais
Em novembro deste ano, a TV Globo informou que cerca de 1,9 milhão de veículos circulam com esses "airbags fatais" da empresa japonesa Takata. Esses itens foram utilizados por 17 montadoras na fabricação de automóveis entre 2001 e 2018. O problema se deve ao uso de nitrato de amônio para inflar o airbag. Ao longo dos anos, a substância sofre uma reação química, tornando-se altamente explosiva.
O último caso envolvendo o item aconteceu em dezembro de 2024. Na ocasião, Eurides Ferreira Lopes veio a óbito após o dispositivo disparar e lançar estilhaços metálicos em sua direção, na cidade de Rio Verde, em Goiás. Agora, oito pessoas já perderam a vida no Brasil por causa do problema.
Recall
Para ter certeza de que seu carro está em alguma lista de recall, basta entrar no site da montadora. Atualmente, todas as fabricantes tem uma aba específica para realizar a pesquisa. Assim, o motorista pode digitar no campo o número do chassi de seu veículo, que pode ser encontrado no documento do carro.
Além desta possibilidade, o condutor também pode fazer a pesquisa no site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Caso faça esta opção, basta clicar no link e inserir as informações do carro (placa ou chassi) para saber se o seu carro precisa de ajustes.
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