A garantia que a fabricante oferece para o carro é um item importante a ser levado em consideração antes de adquirir um modelo, afinal, o comprador ficará seguro para eventuais contratempos por um certo período de tempo. O bilionário inglês John Caudwell teve o azar de seu Tesla Model X apresentar defeito justamente no dia em que a garantia expirou.
Segundo o britânico de 72 anos, que tem mais de 11 bilhões de reais de patrimônio, seu carro elétrico não ligou em uma manhã, entretanto, esse contratempo não foi nem a principal reclamação de Caudwell, que se revoltou com o serviço de pós-venda da Tesla. Em uma publicação nas redes sociais, o idoso explicou o acontecido:
Ver essa foto no Instagram
“Que atendimento ao consumidor terrível é esse?
Meu Tesla Model X quebrou no dia em que a garantia de quatro anos expirou. Ou possivelmente antes.
Enquanto ainda estava sob garantia, carregamos durante a noite, e de manhã - apesar de totalmente carregado - o carro não se moveu. Você pensaria que isso seria simples de resolver, mas não com a Tesla. Tudo precisa ser feito pelo aplicativo e não há como falar com alguém para ajudar, então não saímos do lugar.
Frustrado, meu segurança dirigiu (em outro carro) por mais de uma hora até a concessionária Tesla mais próxima, só para ouvir que a vaga mais próxima seria em três semanas. Caso contrário, eu teria que conseguir um caríssimo transporte especializado para levar o carro até lá, já que o Tesla Model X precisa de um método específico de reboque.
A bateria principal de alta voltagem do [Model] X, que fornece energia para mover as rodas, tem a própria garantia de oito anos, então, caso ela fosse a origem do problema, o reparo seria coberto. Mas se fosse a bateria auxiliar de 12 volts - que suspeitei que fosse o problema, devido às diversas reclamações de outros usuários em fóruns - teria que pagar do meu bolso.
Até agora, eu amava de verdade meu Tesla e suas diversas inovações. É um prazer dirigi-lo - apesar da direção autônoma ocasionalmente frear de forma brusca - e amo que é ecológico. Mas toda essa situação me deixou desapontado e estragou minha experiência com a marca.
Sem um atendimento ao cliente, trabalhamos no carro por conta própria e descobrimos, como suspeitávamos, que o problema era a bateria de 12 Volts que estava descarregada. Após uma recarga externa, tudo funcionou perfeitamente.
Com a redução das vendas e o ataque de marcas chinesas no mercado, a Tesla precisa melhorar e muito seu serviço para sobreviver, muito menos prosperar”, declarou o bilionário que fez sua fortuna com uma rede varejista de telefones celulares nos anos 80 e 90.
Apesar da frustração com o modelo, Caudwell poderia ter usado outro veículo para realizar seu deslocamento, afinal, além da sua fortuna, o próprio empresário mencionou outro carro.
No caso de carros adquiridos zero km, a garantia contratual, oferecida pelo fabricante pode ser de três ou cinco anos, variando conforme a fabricante e o modelo. Em tese, até o dia em que o contrato expira, o cliente tem direito ao serviço de garantia, entretanto, é preciso tomar cuidado, pois existem situações que podem invalidar a cobertura oferecida pela fabricante.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!