Devido a medida exigida pelo Proconve L8 que entrou em vigor no dia 1° de janeiro, muitos carros que faziam sucesso no mercado brasileiro, deixaram de ser fabricados. Outros tiveram alterações em seus motores para que continuem sendo produzidos normalmente.
Desde o ano passado, as montadoras já vinham se mobilizando para essa mudança. No futuro, haverá novas fases que deixarão o mercado mais restrito. Diante disso, as medidas tomadas pelas fabricantes podem ser consideradas extremas. Um dos motivos para alguns carros serem descontinuados é pelo gasto que teriam para adaptar o projeto para se adequar às normas.
Carros que saíram de linha:
Hyundai Creta Action 1.6
O Creta com motor 1.6 aspirado resistiu o máximo que pode, sendo superado pelo motor 1.0 turbo e posteriormente pelo 1.6 turbo de 193 cv. O SUV já não fazia mais tanto sucesso como em seu lançamento, e como estava custando um valor alto, considerando que era um carro com o mesmo desenho de seu lançamento em 2017, a Hyundai decidiu por encerrar a produção do veículo.
Toyota Yaris Sedan
Um carro que desde seu lançamento, fez muito sucesso por trazer o conforto de um Toyota, por um valor mais acessível. O Yaris era um meio termo entre Etios e Corolla, para pessoas que buscavam a segurança e conforto em um veículo bonito. Tinha versões que vinham até com teto solar. Entretanto, a Toyota não viu com bons olhos a mudança de motor do Yaris.
Carros que devem sair de linha
Renault Stepway
O Stepway ainda é vendido mas está com os dias contados. Não só pelo motor 1.0 aspirado de 82 cv não atender às exigências do Proconve L8, como também pelo carro não estar vendendo da forma como era esperada. Um veículo que fez muito sucesso no passado, era queridinho de motoristas de aplicativo, mas está sendo esquecido aos poucos.
Toyota Yaris Hatch
Diferente de seu irmão, o Yaris hatch segue sendo vendido, ainda com o motor 1.5 aspirado de 110 cv, o mesmo que equipava o sedan. O modelo, entretanto, já deve estar com os dias contados, visto que a Toyota já prepara o lançamento do Yaris Cross, que virá em versões híbridas.
Carros que apenas tiveram mudanças
Fiat Mobi
O famoso motor Fire da Fiat, foi extinto. E para não tirar seu carro mais barato de linha, a montadora decidiu equipar o Mobi com o motor 1.0 Firefly, que além de estar dentro das exigências do Proconve L8, deixa o veículo um pouco mais potente, passando de 74 cv para 75 cv.
Outros carros que também tiveram mudanças foram a Fiat Fiorino e o Peugeot Partner Rapid, que deixaram o 1.4 Fire de 88 cv para tras, e recebeu o 1.3 Firefly de 107 cv em troca.
Fiat Toro
A caminhonete produzida pela Fiat substituiu o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv pelo novo 2.2 turbodiesel de 200 cv, o mesmo utilizado na Ram Rampage. Essa mudança não só aumentou a potência como também adequou o veículo às exigências ambientais do Proconve L8. Outro modelo que deverá adotar o motor 2.2, é a picape Titano, que atualmente também utiliza o 2.0 turbodiesel, mas precisará dessa atualização para permanecer de acordo com a legislação.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!