x
UAI
Alerta!

Saiba como funciona golpe por SMS contra motoristas

O caso vem sendo alertado pelo Detran desde o final do ano passado

Publicidade
Uma das mensagens falsas identificadas pelo Detran-ES
Uma das mensagens falsas identificadas pelo Detran-ES Foto: Reprodução: Detran-ES

Já não é de hoje que tentativas de golpes são feitas através de mensagens de texto por SMS. Em alguns casos, pedem para que façam a quitação de uma suposta dívida em aberto e, até mesmo, falsas ordens judiciais. No caso desta matéria, mensagens de multas e penalidades estavam sendo enviadas para diversos condutores do Brasil.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), essas falsas notificações estavam chegando por meio de e-mails, SMS e aplicativos de mensagens, tentando convencer motoristas a clicar em links falsos para obtenção de dados pessoais.

Vale ressaltar que em novembro do ano passado, o órgão havia feito um alerta sobre os golpes e ainda continuam recebendo questionamentos dos cidadãos sobre a veracidade das informações.

O Detran-ES reforça que “o condutor registrado no Espírito Santo deverá acessar a página oficial do Órgão para consultar informações da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do seu veículo”. Essa orientação também é válida para outros estados da federação, bastando pesquisar pelo site oficial do Detran do seu estado para averiguar a situação.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode realizar um agendamento para ser atendido em uma das agências em todo o país, no site do órgão. Além disso, o condutor também tem a opção de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), para verificar as infrações cometidas. Dentro do aplicativo, é possível aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para ser avisado quando houver uma nova infração registrada.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas