x
UAI
CARROCERIAS

Entenda a diferença entre hatch, sedã e SUV

Cada configuração possui seus pontos positivos e negativos

Publicidade
Toyota Etios foi vendido no Brasil com as carrocerias sedan e hatch
Toyota Etios foi vendido no Brasil com as carrocerias sedan e hatch Foto: Toyota/Divulgação

O interessado em comprar um carro deve considerar vários fatores antes de fechar o negócio. Um deles, sem dúvida, é saber qual tipo de carroceria seu novo veículo deve ter, sendo que as mais comuns são: hatch, sedã e SUV. Para ajudar o leitor, o Vrum explica a diferença entre as configurações, além das vantagens e desvantagens de cada uma delas. Veja abaixo.  

Hatch

Chevrolet Onix 2020 Hatch vermelho, de frente, em movimento em via asfaltada
Chevrolet Onix é um dos hatches compactos mais vendidos do Brasil Foto: Chevrolet/Divulgação

O termo "hatch" é oriundo de "hatchback", que significa "abertura traseira" ou "traseira com porta", na tradução livre para o português. Nesta carroceria, há uma tampa traseira levantável que dá acesso ao porta-malas. A principal característica desta configuração é a parte de trás ser mais curta que da frente. 

Por ser um tipo de veículo mais compacto, a vantagem é ter melhor dirigibilidade nas grandes cidades, além da facilidade para manobrar e estacionar. Fora isso, os hatches costumam ser mais econômicos e possuem uma manutenção mais barata. 

Por outro lado, os hatches são menores, o que resulta em espaço interno e porta-malas reduzidos. Os motores também são menos potentes, tornando as viagens mais longas desconfortáveis. 

Sedã

BMW 550i de 2011 é um sedã bem avaliado
BMW 550i de 2011 é um sedã bem avaliado Foto: Divulgação/BMW

Já o sedã é caracterizado por ter o compartimento de carga separado do restante do carro. Desta forma, o veículo pode ser dividido em três blocos: o do motor, dos passageiros e do porta-malas. Mais espaçosa, esta configuração costuma se notabilizar por ter boa motorização e ser ideal para longas viagens.

A desvantagem é a dificuldade de estacionar os carros sedãs em vagas apertadas ou nas ruas das grandes metrópoles. Há, ainda, a questão do consumo de combustível - os sedãs são mais beberrões que os hatches. 

SUV

SUV Citroën C3 Aircross
SUV Citroën C3 Aircross Foto: Divulgação: Citroën / Pedro Bicudo

Em alta no mercado automotivo brasileiro, o SUV é a sigla para Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo, na tradução livre). A configuração chama atenção por ter maior altura em relação ao solo, além de um design esportivo. 

No geral, os SUVs possuem mais potência, espaço interno amplo, pneus grandes e uma tração 4×4 que favorecem a rodagem em terrenos esburacados e off-road. Por outro lado, os carros desta carroceria são mais caros e têm um consumo de combustível maior. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!