x
UAI
Modelo histórico!

Conheça a Ferrari que aparece em foto com Lewis Hamilton

F40 foi o último modelo produzido com o aval de Enzo Ferrari, fundador da marca

Publicidade
Lewis Hamilton postou nas redes sociais sua primeira imagem como piloto da Ferrari
Lewis Hamilton postou nas redes sociais sua primeira imagem como piloto da Ferrari Foto: Reprodução/Lewishamilton

O tão aguardado dia de apresentação de Lewis Hamilton como piloto da Ferrari aconteceu, e em grande estilo. A primeira imagem do heptacampeão mundial como funcionário da Scuderia mostra o piloto à frente de uma Ferrari F40 e ao fundo a casa onde Enzo Ferrari morou até o fim de sua vida, dentro do Circuito de Fiorano.

Como é a Ferrari F40?

A lendária F40, vista ao lado de Hamilton, foi produzida entre 1987 e 1992 em apenas 1.311 unidades. O então carro de produção mais veloz do mundo era também o modelo mais potente e mais caro já vendido pela Ferrari, custando cerca de 400 mil dólares. Estima-se que, convertendo para os valores atuais, esse valor seria equivalente a 1 milhão de dólares, ou R$ 6 mi na cotação atual.

Criada para celebrar os 40 anos de fundação da Ferrari, o modelo tem seu design assinado pela Pininfarina e foi o último modelo construído com a aprovação de Enzo Ferrari.

Debaixo do capô, localizado atrás dos bancos, está um motor V8 2.9 bi-turbo capaz de entregar até 478 cv de potência e 58,8 kgfm de torque a 4 mil giros. A F40 é conhecida por entregar o torque repentinamente, já que não havia tantos recursos para controlar o lag das turbinas, o que a torna um carro difícil de guiar para quem tem pouca experiência.

A carroceria é construída em kevlar, alumínio e fibra de carbono, enquanto as janelas são de policarbonato em vez de vidro. Não há sistema de som, porta-luvas, maçanetas internas e nem carpete, tudo para reduzir peso e melhorar o desempenho. 

Apesar do foco em baixo peso, o modelo é equipado com um sistema de ar-condicionado. Ao todo, são 1.254 kg na versão europeia do esportivo. 

Hamilton na Ferrari

Hamilton com a F40 e a casa de Enzo Ferrari ao fundo
Hamilton com a F40 e a casa de Enzo Ferrari ao fundo Foto: Divulgação/Ferrari

Lewis Hamilton se junta à Ferrari após 11 temporadas defendendo a Mercedes e chega para tentar fazer a Scuderia voltar ao topo da Fórmula 1.

Desde 2007, com Kimi Raikkonen, os italianos não vencem um título mundial de pilotos, e desde 2008, com Raikkonen e Felipe Massa, não conquistam o troféu de construtores.

Com 7 títulos mundiais de Fórmula 1 e 105 vitórias, Hamilton será a principal esperança da Ferrari para voltar ao rumo de sucesso. Ao seu lado estará Charles Leclerc, de 27 anos, fruto da academia de pilotos da Ferrari e que pilota para a equipe desde 2019.