O setor automotivo da China, principalmente o segmento de carros elétricos, está com uma forte concorrência no mercado interno e no mundo. Porém, essa briga deve diminuir em breve. Quem fez essa previsão foi o CEO da montadora XPENG, dona do
carro voador, He Xiaopeng, ao afirmar que entre os anos de 2025 e 2027 ocorrerá o que ele chamou de uma “rodada de eliminação” entre as dezenas de fabricantes que hoje dominam o mercado.
O motivo? Uma intensa guerra de preços e a oferta excessiva de modelos no país. Segundo o executivo, essa disputa está colocando pressão sobre montadoras e startups que ainda não atingiram um nível de vendas consistente ou lucratividade.
“O período de 2025 a 2027 marca uma rodada de eliminação na indústria automotiva”, disse Xiaopeng em comunicado aos funcionários, reforçando que apenas as marcas que conseguirem liderar em vendas e inovação devem permanecer no mercado.
Nos últimos anos, o mercado chinês viu um aumento gigante de novas montadoras, principalmente startups, que surgiram para aproveitar o crescimento de consumo de carros elétricos. Mas isso gerou uma saturação de marcas e modelos, criando uma concorrência brutal e forçando muitas empresas a baixarem os preços de seus veículos para garantir vendas.
Em alguns casos, montadoras estão optando por vender seus carros sem gerar lucro, numa tentativa de ganhar participação de mercado e eliminar concorrentes menores. Essa estratégia, mesmo que seja agressiva, coloca em risco a sobrevivência de muitas empresas, que acabam comprometendo sua saúde financeira no longo prazo.
A XPENG é uma das principais fabricantes de carros elétricos na China e também está dentro dessa luta. Em 2024, a empresa conseguiu aumentar suas vendas de 140 mil unidades em 2023 para 190.068 no ano seguinte. Apesar do crescimento, o CEO deixou claro que a lucratividade ainda não foi alcançada, mas segue como meta prioritária.
A XPENG não é a única nessa situação. Outras grandes marcas, como a Nio, também têm a pressão para equilibrar volume de vendas, competitividade de preços e inovação.
Para He Xiaopeng, a sobrevivência no mercado dependerá de estratégias como aumento da eficiência operacional, desenvolvimento de novos modelos e a capacidade de atender às demandas do público chinês, cada vez mais exigente.
O mercado chinês, que hoje é o maior consumidor de carros elétricos no mundo, está passando por uma espécie de “seleção natural” no setor automotivo. Apenas as empresas que conseguirem se destacar bastante em vendas, inovação e eficiência têm chances de sobreviver.
Para o consumidor, isso quer dizer uma redução no número de opções, mas também pode aumentar o nível de qualidade e tecnologia oferecidos pelos fabricantes que ficarem no mercado.
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