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AMEAÇA

Concorrência brutal no mercado chinês extinguir dezenas de marcas até 2027

Guerra de preços e alta concorrência ameaçam startups e grandes marcas no mercado automotivo chinês

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Xpeng lançou seu eVTOL no final de outubro
Xpeng lançou seu eVTOL no final de outubro Foto: Divulgação

O setor automotivo da China, principalmente o segmento de carros elétricos, está com uma forte concorrência no mercado interno e no mundo. Porém, essa briga deve diminuir em breve. Quem fez essa previsão foi o CEO da montadora XPENG, dona do

carro voador, He Xiaopeng, ao afirmar que entre os anos de 2025 e 2027 ocorrerá o que ele chamou de uma “rodada de eliminação” entre as dezenas de fabricantes que hoje dominam o mercado. 

O motivo? Uma intensa guerra de preços e a oferta excessiva de modelos no país. Segundo o executivo, essa disputa está colocando pressão sobre montadoras e startups que ainda não atingiram um nível de vendas consistente ou lucratividade. 

“O período de 2025 a 2027 marca uma rodada de eliminação na indústria automotiva”, disse Xiaopeng em comunicado aos funcionários, reforçando que apenas as marcas que conseguirem liderar em vendas e inovação devem permanecer no mercado.

Nos últimos anos, o mercado chinês viu um aumento gigante de novas montadoras, principalmente startups, que surgiram para aproveitar o crescimento de consumo de carros elétricos. Mas isso gerou uma saturação de marcas e modelos, criando uma concorrência brutal e forçando muitas empresas a baixarem os preços de seus veículos para garantir vendas.

Em alguns casos, montadoras estão optando por vender seus carros sem gerar lucro, numa tentativa de ganhar participação de mercado e eliminar concorrentes menores. Essa estratégia, mesmo que seja agressiva, coloca em risco a sobrevivência de muitas empresas, que acabam comprometendo sua saúde financeira no longo prazo.

A XPENG é uma das principais fabricantes de carros elétricos na China e também está dentro dessa luta. Em 2024, a empresa conseguiu aumentar suas vendas de 140 mil unidades em 2023 para 190.068 no ano seguinte. Apesar do crescimento, o CEO deixou claro que a lucratividade ainda não foi alcançada, mas segue como meta prioritária.

Sedan elétricod Mona azul em estrada asfaltada com céu roxo ao fundo
Sedan elétrico da Xpeng se destaca pela profunda integração com inteligência artificial (IA) Foto: Xpeng/Divulgação

A XPENG não é a única nessa situação. Outras grandes marcas, como a Nio, também têm a pressão para equilibrar volume de vendas, competitividade de preços e inovação. 

Para He Xiaopeng, a sobrevivência no mercado dependerá de estratégias como aumento da eficiência operacional, desenvolvimento de novos modelos e a capacidade de atender às demandas do público chinês, cada vez mais exigente.

O mercado chinês, que hoje é o maior consumidor de carros elétricos no mundo, está passando por uma espécie de “seleção natural” no setor automotivo. Apenas as empresas que conseguirem se destacar bastante em vendas, inovação e eficiência têm chances de sobreviver. 

Para o consumidor, isso quer dizer uma redução no número de opções, mas também pode aumentar o nível de qualidade e tecnologia oferecidos pelos fabricantes que ficarem no mercado.

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