A Volkswagen, segunda maior vendedora de veículos no Brasil, terá um 2025 agitado. Até o momento, a montadora promete ao menos quatro lançamentos para o público brasileiro. Deste montante, três modelos são esportivo. As novidades fazem parte de um investimento de R$ 16 bilhões, sendo R$ 13 bilhões apenas para as suas fábricas do estado de São Paulo. Veja o que a fabricante alemã está preparando para este ano abaixo.
Volkswagen Tera
A principal novidade da Volkswagen, sem dúvida, é a chegada do Tera. Segundo a Autoesporte, o modelo de entrada entre os SUVs terá motor 1.0 aspirado do Polo Track para conquistar o público que quer um modelo do segmento, mas não pode pagar muito. O modelo será oferecido com motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol e 77 cv e 9,6 kgfm na gasolina, aliado à transmissão manual MQ200.
As outras versões do Tera serão equipadas com motor 1.0 Turbo, provavelmente na variante 170 TSI, que entrega 116 cv no etanol e 109 cv na gasolina, e torque de 16,8 kgfm. A expectativa fica sobre a transmissão que será automática nas versões mais caras, mas uma variante manual ainda é mistério, afinal, é oferecida pelo Polo. A expectativa é que o Tera chegue em março.
Volkswagen Jetta GLI 2025
Apresentado nos Estados Unidos na metade do ano passado, o novo Volkswagen Jetta GLI deve chegar ao Brasil nos próximos meses. A dianteira do sedã é totalmente nova e terá uma grade fina ladeada por faróis de LED mais finos e compridos. A grade ainda perdeu sua moldura cromada, presente no modelo 2024. As rodas de 18 polegadas e o para-choque dianteiro também ganharam novo design.
Na traseira, o sedan terá lanternas interligadas por uma barra iluminada decorada pelo nome Jetta ou GLI, em formato semelhante ao do modelo 2024. O restante mantém-se parecido, apenas a versão esportiva ganha uma pequena mudança no para-choque traseiro, que continua com a dupla saída de escape. Não haverá atualizações na motorização.
Volkswagen Golf GTI
De volta ao país, o Golf GTI 2025 foi demonstrado para os brasileiros durante o Rock in Rio. A estimativa de lançamento no Brasil é apenas para o segundo semestre de ano, mas já preserva expectativa. O atual Golf GTI Mk8,5 traz sob o capô o motor 2.0 turbo EA888, que entrega 265 cv e 37,7 kgfm de torque. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.
Com um novo facelit, Golf GTI ganhou faróis afilados em LED com a tecnologia IQ.Light e iluminação no logo da Volkswagen na dianteira, além de um para-choque com maior área e novos detalhes. Na traseira, as lanternas em LED foram redesenhadas e agora contam com efeito tridimensional. Seus principais rivais serão o Toyota GR Corolla e o Honda Civic Type R.
Volkswagen Nivus GTS
A versão esportiva do Volkswagen Nivus deve chegar ainda neste primeiro semestre. Assim como o T-Cross, o Nivus também passou por mudanças no visual, porém com alterações mais evidentes que seu “irmão”. A dianteira recebeu novos faróis mais afilados, algo que a VW vem implementando em sua gama global. Além disso, assim como o Taos, Polo GTS e Amarok, o Nivus também possui o filete de LED que liga os DRL dos faróis.
A grade frontal também sofreu grande mudança, perdendo o espaço inferior e adotando um design de apenas um “andar”, além de ganhar novo formato. Já a grade inferior, essa sim, aumentou consideravelmente e agora conta com filetes retilíneos em preto brilhante.
Com internet embarcada, o VW Play Connect agora possui independência para conectar o carro ao seu dono, sem a necessidade de parear o celular ou conectar a uma rede Wi-Fi. Com os mais de 15 aplicativos disponíveis na loja online, o motorista pode chegar em qualquer lugar usando o Waze ou curtir playlists no Spotify sem sequer tirar o telefone do bolso.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!