Imagina estar viajando para o interior, em uma estrada não muito movimentada onde quase não há sinal de celular, e de repente, você escuta um estouro, e percebe que seu pneu está furado. Como a maioria dos carros ainda possui um estepe, por mais que seja do tipo temporário, é importante saber como realizar essa troca para seguir a viagem em segurança.
Pensando nisso, resolvemos trazer aqui algumas dicas para o caso de você precisar passar por essa situação sem maiores complicações, confira:
1- Encoste e sinalize
O primeiro passo é encostar o veículo no acostamento, e sinalizar que algo está errado, ligando o pisca-alerta e posicionando o triângulo de emergência a pelo menos 60 metros do local. O ideal é estar de acordo com a velocidade da via, mas essa distância já é suficiente. É necessário possuir esse equipamento no carro, portanto mesmo que seu porta-malas esteja completamente ocupado, procure um outro local para recolocá-lo.
2- Posicione o macaco e retire o estepe
Geralmente, o estepe fica localizado no porta-malas, abaixo do forro. Caso haja qualquer conteúdo no bagageiro, será necessário retirar para pegar o pneu reserva. Depois disso, será preciso posicionar o macaco abaixo da estrutura do carro, no local de apoio indicado na carroceria, próximo ao pneu furado.
É importante que seu estepe esteja sempre cheio, portanto, quando for calibrar os pneus de seu carro, verifique o reserva também. Para que assim, caso ocorra uma emergência, você esteja sempre preparado.
3- Desapertar os parafusos
Antes de erguer o veículo, encaixe a chave de roda nos parafusos e faça força para afrouxá-los. Para deixar essa tarefa mais fácil, posicione a chave de uma maneira em que você possa subir em cima dela e fazer pressão utilizando seu próprio peso. Repita o processo com todos os parafusos.
4- Levantar o carro e realizar a troca
Após o passo anterior, levante o carro utilizando o macaco que havia sido posicionado na área marcada, e termine de soltar os parafusos. Quando fizer isso, retire a roda com o pneu murcho e encaixe o estepe no lugar. A um suporte em que a roda fica apoiada, lhe permitindo prendê-la para realizar os demais processos.
Após encaixar a roda, coloque os parafusos de volta, o ideal é colocar primeiro o de cima, e em segundo o de baixo, e por último os do lado. Em caso de roda de 5 furos, coloque o de cima e os dois de baixo primeiro. É importante seguir essa ordem para a sustentação do pneu.
5- Finalizar a troca
Por último, desça o carro e, da mesma forma como afrouxou os parafusos, repita o processo para apertá-los. Posicione a chave de modo em que possa fazer força usando seu próprio peso. Confira se a roda está firme e guarde os equipamentos utilizados, inclusive o pneu furado. Lembre-se também de pegar o triângulo, e só após guardar tudo, desligue o pisca alerta e siga viagem.
O mais recomendado é ir em um borracheiro consertar, se tiver como, o mais rápido possível, ainda mais quando o carro possui um estepe temporário, que tem velocidade máxima de 80 km/h.
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