Em 2024, o setor automotivo reforçou sua presença na TV com investimentos milionários e estratégias para conquistar o público. Um levantamento da Tunad, que analisou dados de emissoras de São Paulo e o total nacional de investimentos, mostrou a intensa competição entre montadoras e o impacto da publicidade nesse segmento.
De acordo com o estudo, a Chevrolet foi a marca que mais investiu em publicidade na TV, com um aporte de R$ 92 milhões. Logo atrás, a BYD aparece com R$ 91 milhões. Volkswagen, Fiat e GWM completam o ranking com investimentos de R$ 59 milhões, R$ 49 milhões e R$ 46 milhões, respectivamente.
Enquanto a Chevrolet liderou os gastos, a Ford se mostrou bem forte em São Paulo com o maior número de inserções publicitárias, totalizando 10.626 veiculações. A BYD, em ascensão no mercado brasileiro, registrou 5.850 inserções, seguida pela Mitsubishi, com 5.255. Já a Chevrolet somou 4.978, enquanto a GWM ficou com 3.970 inserções.
Entre as emissoras, a ESPN liderou com 21.345 veiculações publicitárias, especialmente na TV paga. Outras emissoras, como Globo News (6.799), SporTV (5.393) e Globo São Paulo (3.749), aparecem também quando o assunto é divulgação de campanhas das marcas.
O estudo também apontou os anúncios mais veiculados. O criativo mais exibido foi o da Honda – “05s – Oferecimento Record News”, com 1.796 inserções. Em seguida, aparecem os anúncios da Ford: “30s – Novo Territory”, com 1.755 inserções, e “15s – Ford Maverick”, com 1.690 veiculações.
"As estratégias de comunicação em meios tradicionais variaram muito entre as montadoras. É interessante observar como marcas chinesas, como BYD e GWM, chegaram com força ao mercado brasileiro. Além disso, a TV paga teve uma atividade intensa e se mostrou relevante para o setor."
por Ricardo Monteiro, COO da Tunad
A Tunad usou um sistema de auditoria com tecnologia de audio-matching para capturar e classificar os anúncios exibidos em mais de 150 canais de TV aberta e paga no Brasil.
Os investimentos publicitários foram calculados com base em dados de tabelas de mídia.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas