A Stellantis tem planos ambiciosos para a marca francesa DS. Já considerada a empresa de carros mais requintados dentro do conglomerado, os franceses pretendem dar um salto ainda maior e se tornarem uma marca de ultra luxo, brigando contra Rolls-Royce e Bentley, duas das marcas mais famosas do mundo.
Essa intenção foi revelada pelo diretor de design da DS, Thierry Métroz, para o portal britânico Autocar durante o Salão de Bruxelas, onde a marca apresentou o 100% elétrico o DS Nº8, seu próximo lançamento no mercado, que marca uma grande mudança na marca.
Além da mudança no design, os carros da marca passam a ser batizados como “DS NºX”, talvez em uma referência aos perfumes franceses da Chanel. Independente, o novo elétrico da marca é o primeiro esboço da nova fase.
Atualmente, a marca oferece o DS9 como seu modelo topo de linha. O sedan é rival de Audi A6, BMW Série 5 e Lexus ES.
Por que a DS quer mudar de perfil?
Essa mudança brusca no público alvo dos carros da DS é anunciada - ainda que não oficialmente - após uma queda de 25% nas vendas globais da marca na Europa. A Stellantis já revelou que caso suas marcas não consigam ser autossustentáveis, poderão ser vendidas ou até mesmo extintas.
O próprio Métroz entende que o desafio será muito grande e não será simples entrar em um segmento com marcas tão consolidadas e imponentes, portanto, não espera ver a DS competindo com Bentley e Rolls-Royce de imediato e sim dentro de 20 anos.
Como é o DS Nº8?
O novo modelo é produzido a partir da plataforma STLA Medium, ou seja, a mesma utilizada por Peugeot E-3008 e E-5008, bem como a próxima geração do Jeep Compass, Lancia Delta e Alfa Romeo Giulietta.
Um dos focos da DS no desenvolvimento do modelo foi o alcance, que segundo a marca é de 466 milhas (749 km). Serão três opções de motores: 256 cv e 35,1 kgfm de torque, 276 cv na opção intermediária e 370 cv na versão topo de linha.
Segundo a marca, quando o nível das baterias estiverem baixas, a potência do carro também será reduzida, tudo para garantir mais segurança aos condutores.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!