A General Motors e suas marcas (Chevrolet, Cadillac) estão sendo punidas pela justiça dos Estados Unidos por vender dados e informações sobre o modo de condução dos motoristas para empresas de seguros. Os dados eram obtidos através do sistema de concierge OnStar, que permite o monitoramento do carro em tempo real pela fabricante e fornece auxílio em situações de emergência.
O sistema é válido mediante assinatura, e um dos serviços disponíveis é o rastreio do veículo, sendo assim, a montadora consegue informar às seguradoras o modo de condução de cada motorista.
A atitude, feita sem o consentimento dos proprietários, foi julgada pela Comissão Federal de Comércio dos EUA, que proibiu a fabricante de compartilhar os dados para as agências de seguros por 5 anos, e. A GM também foi processada pelo procurador-geral do Texas, Ken Paxton, sob a acusação de enganar seus clientes para obter o compartilhamento de informações. Agora, todas as políticas de privacidade da marca estão em apenas um documento.
A General Motors foi acusada de compartilhar dados de direção, como excesso de velocidade e frenagens bruscas, com agências que repassaram esses dados sigilosos para as seguradoras, impactando nas taxas cobradas pelo seguro.
A Comissão Federal de Comércio dos EUA afirmou que a empresa não informou adequadamente os clientes sobre a coleta de dados e determinou que, agora, ela deve obter consentimento prévio para uso e divulgação desses dados. Além disso, a GM deve oferecer funções para desabilitar a coleta de localização e apagar informações, algo que a empresa diz já estar implementando em um programa de privacidade nos 50 estados dos EUA.
O sistema OnStar está disponível em todos os carros da Chevrolet que são vendidos no Brasil, entretanto, não há informações sobre o compartilhamento de dados sobre os condutores para as seguradoras.
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