x
UAI
Punida!

Chevrolet é punida por vender dados que influenciaram seguros

Através do sistema OnStar, a marca tem monitorado os proprietários de seus veículos

Publicidade
Chevrolet Onix
Chevrolet Onix Foto: Divulgação: Chevrolet

A General Motors e suas marcas (Chevrolet, Cadillac) estão sendo punidas pela justiça dos Estados Unidos por vender dados e informações sobre o modo de condução dos motoristas para empresas de seguros. Os dados eram obtidos através do sistema de concierge OnStar, que permite o monitoramento do carro em tempo real pela fabricante e fornece auxílio em situações de emergência.

Chevrolet Equinox Turbo 2025
Chevrolet Equinox Turbo 2025 Foto: Divulgação

O sistema é válido mediante assinatura, e um dos serviços disponíveis é o rastreio do veículo, sendo assim, a montadora consegue informar às seguradoras o modo de condução de cada motorista.


A atitude, feita sem o consentimento dos proprietários, foi julgada pela Comissão Federal de Comércio dos EUA, que proibiu a fabricante de compartilhar os dados para as agências de seguros por 5 anos, e. A GM também foi processada pelo procurador-geral do Texas, Ken Paxton, sob a acusação de enganar seus clientes para obter o compartilhamento de informações. Agora, todas as políticas de privacidade da marca estão em apenas um documento. 

 

A General Motors foi acusada de compartilhar dados de direção, como excesso de velocidade e frenagens bruscas, com agências que repassaram esses dados sigilosos para as seguradoras, impactando nas taxas cobradas pelo seguro.

Sistema OnStar, presente em todos os carros da Chevrolet vendidos no Brasil
Sistema OnStar, presente em todos os carros da Chevrolet vendidos no Brasil Foto: Chevrolet/Divulgação

A Comissão Federal de Comércio dos EUA afirmou que a empresa não informou adequadamente os clientes sobre a coleta de dados e determinou que, agora, ela deve obter consentimento prévio para uso e divulgação desses dados. Além disso, a GM deve oferecer funções para desabilitar a coleta de localização e apagar informações, algo que a empresa diz já estar implementando em um programa de privacidade nos 50 estados dos EUA.

 

O sistema OnStar está disponível em todos os carros da Chevrolet que são vendidos no Brasil, entretanto, não há informações sobre o compartilhamento de dados sobre os condutores para as seguradoras.


  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas