Em 1936, a Toyota apresentou ao mundo seu primeiro automóvel de passageiros, o Toyota AA, marcando o início de sua trajetória no setor automotivo. Inspirado nos modelos americanos da época, o carro foi produzido até 1943, totalizando 1.404 unidades fabricadas.
O Toyota AA era equipado com um motor de 3,4 litros e seis cilindros, refletindo a influência dos carros americanos no seu design e engenharia. A Toyota utilizou a engenharia reversa de veículos da Ford, Chevrolet e Chrysler para desenvolver o AA, demonstrando sua capacidade de adaptação e inovação desde os primeiros passos no mercado automotivo.
Suas dimensões já eram dignas de um hatch atual, a partir do seu comprimento de 4,7 m, largura, altura de 1,7 m e uma distância entre-eixos de 2,8 m. O modelo era bem pesado, chegando ao total de 1.500 kg, sem contar os passageiros e bagagem.
Atualmente, apenas uma unidade original do Toyota AA sobreviveu ao tempo, e embora bastante descaracterizada, está exposta no Louwman Museum, em Haia, nos Países Baixos.
O carro está bem enferrujado com bastantes sinais de abandono, uma vez que foi encontrado largado dentro de um celeiro na cidade de Vladivostok, na Rússia. A própria Toyota possui apenas uma réplica deste modelo pioneiro, preservada em seu acervo histórico, simbolizando o início de uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas