Na última semana, um dado curioso sobre o SUV esportivo da Ferrari, o Purosangue, chamou atenção: um conjunto completo de rodas forjadas do modelo custa mais de R$ 338 mil (US$ 57 mil). Para efeitos de comparação, isso equivale ao preço de uma BMW 320i, mais caro até que uma X1.
As informações vieram de fornecedores especializados, como a Scuderiaparts e a Millermotorcars. Segundo a Scuderiaparts, as rodas dianteiras de 22 polegadas e traseiras de 23 polegadas da Purosangue custam R$ 338 mil incluindo taxas e entrega em algumas localidades. Já a Millermotorcars estima um valor ainda mais alto: US$ 65 mil (aproximadamente R$ 384 mil) para o conjunto completo.
Esses valores valores já é de cair o de boca no chão, porém os acessórios surpreende ainda mais. Apenas os acessórios, como sensores de pressão dos pneus, logotipos de cubo e balanceadores de peso, podem custar cerca de US$ 868 (cerca de R$ 5.100).
Já um conjunto de pneus Michelin Pilot Sport 4S, indicado para o modelo, adiciona mais US$ 3.100 (aproximadamente R$ 18.300) ao custo final, sem incluir a instalação.
No total, quando se somam rodas, pneus e acessórios, o valor pode ultrapassar R$ 364 mil, mais caro que muitos carros de luxo à venda no Brasil.
Ou seja, a Ferrari oferece, literalmente, um conjunto de rodas que vale mais do que carros topo de linha no Brasil.
Essas roods são tão caras porque têm alta resistência e são fabricadas para suportar o desempenho extremo do motor V12 de 725 cv da Ferrari Purosangue. O processo de fabricação das rodas forjadas é mais caro e complexo do que o das rodas fundidas comuns, o que justifica esse preço astronômico
Para quem busca algo mais “acessível”, a Ferrari oferece rodas padrão de liga fundida na Purosangue, que custam em torno de US$ 8.361 (cerca de R$ 49.500) com taxas incluídas.
O preço é fora do comum, do padrão, mas para quem pode gastar cerca de R$ 7,5 milhões no Purosangue provavelmente não vai se incomodar com isso.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!