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Contra-ataque

5 lançamentos: Chevrolet prepara SUV médio para competir com BYD Song Plus

General Motors aposta em um novo modelo para aquecer disputa contra os chineses

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Wuling Starlight tem visual robusto e pode chegar mais caro que Equinox
Wuling Starlight tem visual robusto e pode chegar mais caro que Equinox Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (23), durante o evento que comemorou os 100 anos da General Motors no Brasil, foi revelado um pouco do futuro da Chevrolet no país. Entre as novidades, a marca confirmou que lançará cinco modelos em 2025. O SUV compacto elétrico Spark EUV foi apresentado no palco. Mas outro veículo também deve vir ao Brasil: o Starlight S, um SUV médio que promete enfrentar de frente concorrentes de peso, como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6.

O Chevrolet Starlight S já foi flagrado rodando em testes no Brasil, como mostrou o Instagram @mentirasautomotivas, camuflado, mas com uma mensagem na lateral: “Em breve sua vida será mais elétrica”. A inscrição sugere que o modelo será oferecido na versão elétrica, mas uma apuração do Autos Segredos diz que ele também terá uma configuração híbrida plug-in (PHEV). 

É um posicionamento que reforça a estratégia da GM de utilizar sua parceria com as chinesas Wuling e SAIC, por meio da joint venture, para trazer carros chineses ao Brasil com o logotipo da Chevrolet, diferentemente da abordagem da Stellantis com a Leapmotor, por exemplo.

Com dimensões que o colocam em pé de igualdade com os concorrentes, o Starlight S tem 4,75 metros de comprimento, 1,89 metros de largura, 1,69 metros de altura e 2,80 metros de entre-eixos.

Para se ter uma ideia, o GWM Haval H6 mede 4,68 metros de comprimento e tem entre-eixos de 2,73 metros, enquanto o BYD Song Plus conta com 4,70 metros de comprimento e entre-eixos de 2,76 metros. Outro ponto do Starlight S é o porta-malas, com capacidade de 610 litros, superando o Song Plus (574 litros) e o Haval H6 (560 litros).

Visual traseiro do Wuling Starlight é bem simples

O Chevrolet Starlight S EV terá um motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de lítio-ferro fosfato de 60 kWh, que oferece uma autonomia de 510 km no ciclo chinês (WLTC). Já a configuração híbrida plug-in será composta por um motor 1.5 aspirado de 102 cv e 13,2 kgfm de torque, combinado a um motor elétrico de 204 cv. A potência combinada ainda não foi divulgada. 

Já a autonomia elétrica ficará entre 80 km e 130 km, dependendo da bateria utilizada (9,5 kWh ou 20,5 kWh). Só para lembrar, o alcance elétrico do BYD Song Plus é de 68 km, enquanto o Haval H6 tem 113 km, de acordo com o Inmetro.

O interior do Starlight S não ficará para trás no quesito sofisticação e tecnologia. O modelo terá painel de instrumentos de 8,8 polegadas e central multimídia de 15,6 polegadas, cujo tamanho é idêntico ao do BYD Song Plus. 

Interior pode ser configurado em diversas cores e apresenta boa qualidade de construção

Além disso, o SUV terá itens como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sensor de tráfego cruzado, ar-condicionado digital de duas zonas, volante multifuncional, entre outros

O Chevrolet Starlight S, com suas versões elétrica e híbrida plug-in, deve ser uma das grandes apostas da marca para 2025, dentro da estratégia da GM de trazer carros competitivos para o mercado brasileiro e enfrentar a crescente concorrência dos modelos chineses. 

Dos cinco lançamentos para 2025, já sabemos de pelo menos dois: Onix e Tracker serão apresentados com um novo desenho dianteiro e traseiro. 

Ainda não há nenhuma informação sobre os preços das versões, porém devemos esperar algo em torno dos R$ 220 mil a R$ 300 mil, se pegarmos os concorrentes de base.