Diante das polêmicas ocorridas no final do ano passado, envolvendo trabalhos análogos a escravidão, a BYD optou por começar uma nova parceria para finalizar as obras da fábrica de Camaçari, na Bahia. O acordo foi firmado junto a Sepeng Engenharia, e está previsto para durar apenas 30 dias.
Segundo a própria BYD, a Sepeng não será a substituta da Jinjiang, na verdade, o acordo é para a construtora baiana finalizar apenas as partes que foram embargadas, devido à polêmica.
A montadora chinesa ainda não definiu a substituta da Jinjiang. A construtora chinesa é acusada de trazer 160 trabalhadores chineses e os forçar a trabalhar em condições analogas à escravidão.
Uma operação de fiscalização do Ministério Público do Trabalho da Bahia encontrou 163 operários em péssimas condições de trabalho. No alojamento dos funcionários, instalado dentro do canteiro de obras, havia um banheiro para 30 pessoas, péssimas condições de higiene e não havia, por exemplo, local para lavar roupas.
A Sepeng Engenharia, é a união de duas empresas baianas, a Pelir e a SBE, que tem um bom histórico de projetos realizados. Parcerias com a Ford, Larco e a CCR. O contrato da BYD com a empresa começou no dia 17 de janeiro e terá duração de 30 dias.
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