A BMW do Reino Unido gerou polêmica, nesta quarta-feira (22), ao anunciar que não utilizaria mais a sua conta no X (antigo Twitter). Em comunicado oficial, a montadora alemã informou que o perfil será usado apenas para responder dúvidas dos clientes, enquanto as últimas notícias da empresa serão publicadas no Facebook e Instagram. Imediatamente, os seguidores relacionaram a mudança ao suposto gesto nazista feito por Elon Musk, dono do X, na posse do presidente de Donald Trump, ocorrida na segunda-feira (21).
We’re no longer posting on X.
— BMW UK (@BMW_UK) January 22, 2025
Don't worry though, our Customer Support team is still here if you need us.
You can also see all the latest BMW news by following us on Facebook and Instagram at BMWUK.#BMWUK
“Não estamos mais postando no X", diz o perfil da BMW do Reino Unido. "Mas não se preocupe, nossa equipe de Suporte ao Cliente ainda está aqui [no X] se você precisar de nós. Você também pode ver todas as últimas notícias da BMW nos seguindo no Facebook e Instagram em BMWUK", acrescenta a postagem.
Até a publicação desta matéria, o post da BMW do Reino Unido havia recebido 16 mil curtidas. Apesar disso, muitos seguidores criticaram a decisão e recordaram a relação da montadora de carros com Adolf Hitler. Vale lembrar que, em 2016, ano de seu centenário, a BMW reconheceu o uso do trabalho forçado e de prisioneiros de campos de concentração na fabricação de equipamentos que atenderiam aos nazistas.
This you? https://t.co/jKgwcG1H7g pic.twitter.com/shl9cfpG8y
— Jack Poso ???????? (@JackPosobiec) January 23, 2025
Posicionamento da BMW
Publicamente, a BMW ainda não se manifestou sobre o caso. Apesar disso, em nota enviada à reportagem do site especializado "Carscoop.com", a montadora negou a mudança de estratégia nas redes sociais com o gesto de Musk. No comunicado, fabricante disse que a decisão foi "tomada há algum tempo".
"A presença nas mídias sociais das marcas do BMW Group é gerenciada por cada país/região para atender às suas necessidades exclusivas. No Reino Unido, escolhemos posicionar o X como um canal dedicado de suporte ao cliente para atender melhor às necessidades dos nossos clientes. Essa abordagem será diferente entre nossas marcas e regiões, refletindo as necessidades específicas de cada mercado", diz um trecho do texto.
O que Musk fez?
Elon Adolf Musk Hitler... ? pic.twitter.com/6ZUIJowXMb
— JorgeLuis???????? (@JL_SR2024) January 21, 2025
Dono do X e da fabricante de carros elétricos Tesla, o bilionário Elon Musk foi empossado como chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, criado pelo governo de Donald Trump. Ao longo de seu discurso, o empresário chamou atenção por fazer um gesto parecido com uma saudação nazista. Veja acima.
Na ocasião, Musk estava agradecendo Trump e membros do novo governo norte-americano por "fazer isso acontecer". O bilionário, então, bateu no peito, ergueu rapidamente a mão direita com o braço estendido para frente e a palma da mão voltada para baixo. A saudação, chamada sieg heil, era usada frequente por Hitler durante a Alemanha Nazista.
Após a repercussão negativa, Musk negou qualquer relação com o nazismo e chegou a debochar dos críticos. "Francamente, ataques do tipo 'todo mundo é Hitler' estão tão desgastados", escreveu, em sua conta no X.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas