x
UAI
Separação!

Mitsubishi deve ficar de fora da fusão entre Nissan e Honda, afirma jornal

Marca dos três diamantes deve se manter de forma independente e buscar alianças com outras fabricantes

Publicidade
Mitsubishi Triton HPE
Mitsubishi Triton HPE Foto: Divulgação/Mitsubishi/Felipe Gabriel

Faz quase um mês desde que a Nissan anunciou que pretende se juntar à Honda e criar um dos maiores grupos automotivos do planeta. Desde então, as principais novidades sobre o tema têm relação com a Renault - proprietária de pelo menos 15% da Nissan - e Mitsubishi.

A Nissan é proprietária de 24% da Mitsubishi, e a marca dos três diamantes não havia se pronunciado sobre fazer parte da fusão. Segundo o jornal japonês Yomiuri e o Automotive News Europe, a Mitsubishi não planeja fazer parte da nova empresa formada por Honda e Nissan e entende que o caminho para o seu futuro é se manter independente.

De forma oficial, o único posicionamento da Mitsubishi é que os executivos da marca estão avaliando todos os cenários possíveis.


Renault, Nissan e Mitsubishi são parceiras

A aliança entre as três marcas nasceu em 2016, quando a Nissan adquiriu 34% de participação na marca dos três diamantes. Como Renault-Nissan já eram parceiras de longa data, foi formada a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.


Atualmente, a presença da Mitsubishi na Europa se dá em maior parte por modelos criados pela Renault e que são rebatizados. Modelos como Colt e ASX vendidos na Europa são na verdade os Renault Clio e Captur

A posição oficial da Mitsubishi deve ser revelada no início de fevereiro, quando a marca japonesa terá a apresentação oficial de resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024.