Se você perguntar qual é o carro mais vendido do mundo, a resposta é sempre a mesma, o Toyota Corolla. Lançado em 1966, o modelo acumulou mais de 50 milhões de unidades vendidas no mundo. Mas, no Brasil, em 2024, algo curioso aconteceu: o Corolla teve o menor número de vendas em 17 anos. Além disso, o Corolla Cross superou o irmão, e por muito.
No Brasil, o Corolla chegou em 1992 e, sempre esteve entre os top 3, mas desde 2014, é líder absoluto no segmento de sedãs médios. Todavia, os números caíram drasticamente em 2024.
O Corolla sedã registrou 37.671 unidades comercializadas no Brasil em 2024, o menor número desde 2007, quando vendeu 34.463 unidades. Em 2023, por exemplo, foram 42.928 emplacamentos. Ou seja, a queda de 2024 para 2023 foi de 5.257 carros, o que representa uma queda de 12,25%. Em 2017, o sedã teve seu recorde histórico de vendas no Brasil, com 66.198 unidades.
Já o Corolla Cross, lançado no Brasil em 2021, surfou na onda dos SUVs e chegou ao seu melhor ano de vendas em 2024, com 47.802 emplacamentos. Ou seja, o SUV vendeu 10.131 unidades a mais que o irmão, uma diferença de cerca de quase 27%.
A alta do Corolla Cross vem seguindo a tendência do mercado. Hoje, os SUVs representam 48% das vendas de veículos no Brasil, segundo dados da Fenabrave. Para efeito de comparação, em 2023, essa fatia era de 45%.
Esse crescimento de três pontos percentuais mostra a preferência do consumidor por modelos com posição de dirigir mais alta, aparência robusta e maior sensação de segurança.
A sigla SUV, que vem do inglês Sport Utility Vehicle, o que significa “veículo utilitário esportivo”. Muitos consumidores associam essa categoria a mais espaço interno, mas no caso do Corolla Cross, a realidade é um pouco diferente. Mesmo sendo um SUV, ele perde em alguns aspectos para o Corolla sedã quando falamos de espaço.
Ao comparar os dois modelos, algumas surpresas aparecem. Ambos têm o mesmo comprimento (4,46 metros), mas o Corolla Cross é mais largo (1,82 metros contra 1,78 metros) e mais alto (1,62 metros contra 1,45 metros), algo esperado, certo? Porém, aí vem o mais importante, espaço interno: o Corolla sedã tem uma distância entre-eixos maior, com 2,70 metros contra 2,64 metros do Corolla Cross.
Essa medida de entre-eixos é o que definimos sobre espaço interno dos carros, principalmente para os passageiros do banco traseiro. Na prática, o sedã médio é mais confortável para quem vai atrás.
Outro ponto é o porta-malas, o Corolla sedã leva 470 litros, enquanto o Corolla Cross oferece 440 litros, isso, claro, pela norma VDA — metodologia de blocos, normalmente de isopor. Então, embora o SUV passe a impressão de ser mais espaçoso, o sedã ainda vence.
Além disso, o acabamento interno também é diferente. O painel do Corolla sedã usa materiais macios ao toque (soft touch), enquanto o Corolla Cross tem um acabamento em plástico duro, algo que pode ser notado pelos consumidores mais atentos.
Mesmo com essa inversão nas vendas, o Corolla continua sendo o sedã médio mais vendido no Brasil, com larga vantagem sobre o segundo colocado, o Nissan Sentra, que emplacou apenas 6.014 unidades em 2024. Já o Corolla Cross, dentro do segmento de SUVs médios, ficou em segundo lugar, atrás do Jeep Compass, que liderou com 50.055 unidades vendidas.
Tanto o Corolla sedã quanto o Corolla Cross passaram por atualizações recentes para tentar conquistar ainda mais consumidores. O sedã recebeu sua linha 2025 em dezembro do ano passado, com mudanças no design da versão GR-Sport , a adição do piloto automático adaptativo com função Stop & Go (anda e para) e a central multimídia atualizada.
Já o Corolla Cross ganhou um facelift em abril de 2024 e a linha 2026, lançada em janeiro de 2025, essa última incluiu a mesma central multimídia atualizada do irmão.
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