A Volkswagen está atravessando um momento difícil, isso não é novidade. Esse cenário ocorre principalmente por conta das montadoras chinesas com carros eletrificados, que tem avançado em ritmo acelerado. Porém, mesmo assim, em 2025, a montadora deve completar mais um ano sem lançar novos modelos elétricos.
A situação é reflexo de uma série de fatores, como a perda de mercado na China, onde o Grupo Volkswagen era líder, e perdeu espaço pelas marcas chinesas que vêm crescendo rapidamente com seus elétricos mais competitivos em preço e tecnologia.
O último lançamento elétrico global da Volkswagen foi o ID.7, sucessor do Passat, em 2023. Desde então, não houve novidades na linha ID, a gama de carros elétricos da marca. A expectativa é que o próximo grande lançamento elétrico da VW seja fruto de uma parceria com a startup chinesa Xpeng e só chegue em 2026.
O projeto, que promete um SUV elétrico sob a marca Volkswagen, é resultado de um acordo de 700 milhões de dólares, garantindo à empresa alemã 4,99% de participação na Xpeng. A análise foi detalhada pelo site Bloomberg.
A parceria com a Xpeng foi anunciada em meados de 2023 como uma tentativa de acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos, já que a Volkswagen vem ficando para trás frente à concorrência chinesa e ao avanço de outras montadoras.
A aliança das empresas promete entregar um SUV elétrico competitivo, mas os detalhes sobre o modelo ainda são bem rasos. Até o momento, não há informações sobre design, motorização ou preço.
Enquanto isso, outras marcas como Stellantis e General Motors têm apostado em estratégias mais rápidas. A Stellantis, por exemplo, se uniu à Leapmotors, enquanto a GM já apresentou no Brasil modelos da joint venture com a chinesa SAIC, todos com um preço mais agressivo para competir diretamente com as marcas chinesas.
E todos esses problemas financeiros foram afetados também na Europa. Em meio à queda nas vendas e ao aumento da concorrência, a VW chegou a considerar o fechamento de três fábricas no velho continente, mas voltou atrás.
A dependência do mercado chinês, que já foi seu principal motor de vendas, se mostrou um risco com a ascensão das marcas locais. Assim, a Volkswagen perdeu relevância no país e agora tenta recuperar terreno.
Mesmo assim, o maior mercado da Volkswagen ainda é a China em 2024 com 46% de participação, porém a queda de 2023 para o ano passado foi de 8,3%, segundo o relatório da montadora. A baixa vendas em mercados como Europa e China fez a empresa cair 1,4% nas vendas globais em relação com 2023.
Enquanto isso, no Brasil…
No mercado brasileiro, a Volkswagen segue ativa e muito forte, como nos Estados Unidos — América do Norte foi o terceiro maior mercado para a VW (crescimento de 18,4% em relação a 2023). No Brasil, a empresa corre atrás do motor 1.5 EVO2 (híbrido) e segue focada nos modelos a combustão. A América do Sul representou um crescimento de 21,1% para a montadora alemã.
Para 2025, as principais novidades confirmadas são o Volkswagen Tera — um SUV de entrada que promete aquecer o mercado —, o Nivus GTS, o Golf GTI e o facelift do Jetta GLI.
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