x
UAI
AQUECE, COM CALMA

Carro zero quilômetro consome mais combustível? Entenda o porquê

Entenda o que fazer para melhorar o consumo do seu carro no processo de amaciamento

Publicidade
Peugeot 2008 modelo 2025 cinza de frente em movimento no asfalto com mata ao fundo
Peugeot 2008 modelo 2025 cinza de frente em movimento no asfalto com mata ao fundo Foto: Pedro Bicudo/Peugeot/Divulgação

A sensação de tirar um carro zero quilômetro da concessionária é única, mas ao rodar dá para perceber que ele está consumindo mais combustível do que o esperado. Bom, essa dúvida é comum entre motoristas, e a resposta está no processo natural do motor, que não é nada mais que o período de amaciamento.

O que é o amaciamento do motor?

Quando um motor sai de fábrica, suas peças internas — como pistões, cilindros, anéis e válvulas — estão novas, com dimensões precisas, mas ainda precisam se “assentar”. Esse período de ajuste é o que chamamos de amaciamento. 

Ele serve para criar as folgas ideais entre as peças, reduzindo o atrito interno e permitindo que o motor funcione de forma mais eficiente e durável.

Nos primeiros quilômetros de uso, esse atrito inicial é maior, o que faz com que o motor exija mais esforço para funcionar. E adivinhe, mais esforço significa maior consumo de combustível. É por isso que o carro zero km geralmente bebe mais do que o esperado.

Quanto tempo dura o amaciamento?

O período de amaciamento do motor pode variar dependendo do modelo e da recomendação do fabricante, mas, em geral, fica entre 1.000 e 3.000 quilômetros. 

Durante essa fase, é normal observar um consumo de combustível um pouco maior. Porém, não se preocupe, essa diferença não é absurda. A diferença entre um motor amaciado e não amaciado em relação ao consumo é cerca de 5% após o amaciamento.

Por isso, é importante seguir o manual do proprietário, que traz as orientações específicas para cada veículo. Alguns fabricantes como a Ford e Volkswagen, até detalham o tipo de condução ideal nesse período, como evitar acelerações bruscas, altas rotações e rodar em velocidades muito altas por longos períodos.

Motor 2.0 flex não teve alterações
Motor 2.0 flex do Toyota Corolla Foto: Divulgação/Toyota

Durante o amaciamento, o atrito interno no motor gera mais resistência, o que faz com que o veículo consuma mais combustível para entregar a mesma potência. Esse processo não é exclusivo de carros populares, até modelos esportivos ou de luxo passam por essa fase.

A boa notícia é que, após o amaciamento, o consumo se estabiliza, e o carro atinge o desempenho esperado. Isso acontece porque as peças já estarão “ajustadas” e funcionando de forma otimizada.

Como saber se o consumo está alto demais?

Lembrando que a diferença de consumo no período de amaciamento não deve ser absurda. Se você perceber um consumo muito alto, mesmo seguindo as orientações do fabricante, pode ser um sinal de que algo está errado. Nesse caso, o recomendado é levar o veículo a uma assistência técnica.

Haval H6 GT visto da diagonal frontal em movimento na estrada.
GWM Haval H6 GT visto da diagonal frontal em movimento na estrada. Foto: A pré-venda acontecerá pela loja da Great Wall Motors no Mercado Livre

E claro, outros fatores podem influenciar o consumo de combustível, como a qualidade da gasolina ou etanol, a calibragem dos pneus, o uso do ar-condicionado e o peso do veículo.

O que fazer durante o amaciamento?

  • Evite acelerações bruscas: pise no acelerador de forma gradual para reduzir o esforço do motor.
  • Mantenha rotações moderadas: não faz o motor trabalhar em rotações muito altas (o famoso “esticar as marchas”).
  • Varie as velocidades: não rode por longos períodos em velocidades constantes, como nas estradas

Para exemplificar, imagine um carro popular que tenha uma média de consumo urbano estimada em 10 km/l. Durante o amaciamento, ele pode fazer algo em torno de 9,5 km/l. A diferença é pequena.