A procura dos brasileiros por carros elétricos disparou em 2024. Segundo um levantamento da Macfor, agência especializada em estratégias e soluções digitais, houve 218 mil buscas pelo termo na web, o que representa um aumento de cerca de 60% em relação a 2023. Os moradores do Distrito Federal, São Paulo, Goiás e Santa Catarina foram os que mais se interessaram pelo tema.
A pesquisa também chama atenção para a BYD, montadora líder de venda no segmento de carros eletrificados no Brasil. No ano passado, houve um importante aumento de 141% na quantidade de buscas referentes à fabricante chinesa. Já especificamente sobre o BYD Dolphin, um dos modelos maior sucesso da empresa, o crescimento foi de 120%.
Principal concorrente da BYD em todo o planeta, a Tesla não chamou tanta atenção do público brasileiro. Ainda conforme o estudo, a montadora do bilionário Elon Musk registrou uma queda de 6% nas buscas no Brasil. A pesquisa aponta para a diferença nas estratégias de marketing das duas montadoras para os resultados antagônicos.
Apesar do interesse quanto aos veículos elétricos aumentar no país, o número de pesquisas sobre carros movidos à combustão ainda está à frente. No segmento automotivo, o termo mais buscado foi "Fiat", a marca que mais vendeu carros no Brasil em 2024.