A BYD é, isoladamente, a empresa que mais vende veículos elétricos a bateria (BEVs) no Brasil, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mas será que a fabricante chinesa já superou o número de emplacamentos da norte-americana Tesla em todo o mundo? Abaixo, confira o desempenho das duas montadoras em 2024.
Tesla segue à frente, mas diferença é pequena
Quando o assunto é veículos elétricos a bateria, a Tesla costuma ser apontada como a grande referência global. Apesar disso, a montadora de Elon Musk fechou 2024 com um resultado negativo e viu a sua principal concorrente se aproxima. Segundo dados oficiais, a empresa norte-americana emplacou 1.789.226 veículos novos no ano passado, registrando uma queda de 1% em comparação com 2023, quando 1.809.000 mil unidades foram comercializadas.
A BYD, por sua vez, fechou o ano passado com um crescimento de 12%, totalizando 1.765.992 carros elétricos vendidos. Ou seja, a diferença entre as fabricantes foi apenas de 23.234 veículos. É a menor distância entre as concorrentes desde o início da disputa.
BYD lucrou mais?
Os balanços financeiros das duas companhias ainda não foram divulgados, mas a BYD tem uma vantagem sobre a Tesla: a fabricante chinesa também produz carros híbridos. Somente em 2024, a montadora emplacou 2.485.000 veículos híbridos em todo o mundo, o que representa 58% de suas vendas globais. Enquanto isso, a empresa de Musk concentra todas as suas atividades em carros 100% elétricos.