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CUIDADO COM A INFRAÇÃO

Lombada eletrônica: veja como funciona e qual é a tolerância de velocidade

Assim como o radar convencional, a lombada eletrônica também possui tolerância antes

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Lombadas eletrônica é um método usado em diversas regiões do Brasil para fiscalização
Lombadas eletrônica é um método usado em diversas regiões do Brasil para fiscalização Foto: Reprodução

As lombadas eletrônicas são uma das formas mais comuns de infração de velocidade no Brasil. Diferente dos radares convencionais, esses equipamentos ficam normalmente em áreas urbanas com grande circulação de pedestres, como escolas, hospitais e avenidas movimentadas. Mas há dúvidas se funcionam como radares, a tolerância e como atuam. 

A lombada eletrônica nada mais é do que um radar fixo que mede a velocidade dos veículos em determinado ponto da via. Ele utiliza sensores instalados no asfalto, que consegue apontar a velocidade do carro ao passar por eles. 

Se o veículo estiver dentro do limite permitido, nada acontece. Se ultrapassar, o sistema registra a infração automaticamente, gerando uma multa para o proprietário do carro.

Diferente dos radares comuns, a lombada eletrônica conta com um painel digital que informa a velocidade do veículo no momento da passagem, o que permite que o motorista ajuste a velocidade antes de ser autuado. Mas isso não significa que o equipamento seja mais “tolerante” — a legislação segue a mesma regra dos demais radares.

Qual é a tolerância da lombada eletrônica?

Tem pessoas que acreditam que a lombada eletrônica tem uma margem de tolerância maior, mas a regra é a mesma de qualquer radar de velocidade. A tolerância depende do limite da via:

Para velocidades de até 100 km/h: a tolerância fixa é de 7 km/h. Ou seja, se o limite da via for 50 km/h, o motorista só será multado se passar a 58 km/h ou mais.

Para velocidades acima de 100 km/h: a tolerância passa a ser de 7% sobre o limite da via. Por exemplo, em uma rodovia onde o limite é 110 km/h, o motorista pode passar até 117,7 km/h sem ser multado.

Ou seja, se você levar uma multa de velocidade há níveis dependendo de quantos km/h o veículo estiver:

Até 20% acima do limite: infração média, multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. 

Entre 20% e 50% acima do limite: infração grave, multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Mais de 50% acima do limite: infração gravíssima, multa de R$ 880,41 (valor multiplicado por três), sete pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir.

Lombada eletrônica é a mesma coisa que radar?

A lombada eletrônica e o radar de velocidade funcionam de forma semelhante, mas há diferenças. A lombada eletrônica está localizada em áreas urbanas e em vias onde há grande circulação de pedestres. 

Já os radares convencionais podem estar em qualquer tipo de via, incluindo rodovias, e geralmente não contam com o painel que mostra a velocidade em tempo real.

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