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Ford apresenta motor V8 de mais de 1000 cv, mas poucos vão poder usar

Batizado de Megazilla 2, novo motor pode ultrapassar os quatro dígitos de potência, mas não pode ser usado nas ruas

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Motor Megazilla é criação da divisão esportiva Ford Performance
Motor Megazilla é criação da divisão esportiva Ford Performance Foto: Divulgação

Enquanto os carros de rua passam a ofertar conjuntos híbridos ou totalmente elétricos, a Ford surpreende e anuncia um novo motor V8. Conhecido como Megazilla 2.0, o novo motor é capaz de entregar 1000 cv de potência.

O Megazilla 2.0 é uma derivação do motor chamado Godzilla, apresentado em 2020 e utilizado nas picapes/caminhões da linha Super Duty (F-250, F-350, F-450, F-550 e F-600), bem como na linha comercial E-Series e até em ônibus escolares. O propulsor original é capaz de entregar 436 cv e 65,6 kgfm de torque.

O Megazilla 2.0 é a segunda evolução do Godzilla e traz 7,3 litros de capacidade volumétrica e um supercharger Whipple para ampliar a potência para 1.000 cv. Para efeito de comparação, a primeira versão do motor Megazilla entrega 612 cv e 92,6 kgfm de torque a 4 mil rotações.

Segundo a Ford, o novo motor conta com pistões forjados, virabrequim de ferro e diversas outras preparações para aguentar a potência extra.

Porém, nem tudo são flores. Segundo a Ford Performance, este motor não é homologado para o uso nas ruas devido ao bloco ser produzido com ferro fundido, necessário para que a parte interna do propulsor aguente tamanha potência.

Ainda não foram divulgados preços, mas o Megazilla 1 é vendido no site da Ford Performance por 22,995 dólares (R$ 134,9 mil). Esses motores na versão são os chamados “Crate Engines”, disponibilizados pelas fabricantes norte-americanas e são entregues montados em caixas, prontos para serem instalados em qualquer carro.

O próprio site da Ford afirma que os motores da família Megazilla são desenvolvidos para o uso em competição ou fora de estrada e que sua instalação em carros de rua  pode violar leis de trânsito dos Estados Unidos e Canadá por conta de emissões.

Motor do Mustang também ganhou mais potência

A linha de motores Coyote também ganhou um novo membro, ainda mais potente. A nova opção de Crate Engine para a linha Coyote é a mesma usada no Mustang Dark Horse, mas com reprogramação eletrônica. A nova configuração entrega mais de 800 cv e 85 kgfm de torque, enquanto o Mustang Dark Horse oferece apenas 500 cv e  57,7 kgfm de torque.

O novo motor da família Coyote pode ser usado em veículos de rua e tem até garantia opcional de 2 anos ou 24 mil milhas (38,6 mil km), mas não será oferecido nos carros de fábrica da Ford, somente vendido pela Ford Performance.

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