O serviço de carros por assinatura chegou ao Brasil por volta de 2016, mas ganhou força durante a pandemia de Covid-19, quando os preços para automóveis 0km cresceu de modo exponencial.
A alternativa funciona como um aluguel a longo prazo, onde o cliente assina um contrato, válido geralmente, por 12 a 48 meses, com diferentes opções de quilometragem, de acordo com a necessidade da pessoa. A mensalidade é fixa, e nela estão incluídos IPVA, seguro, revisões e assistência 24h.
Ao final do plano, é possível apenas devolver o carro ou renovar o contrato pegando um modelo mais novo. Marcas como, Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Mitsubishi e Fiat já oferecem esse serviço.
Esta é uma alternativa para quem deseja um carro novo mas não quer entrar em um financiamento, visto que neste modo, o contratante do serviço além de arcar com as parcelas, paga o IPVA, seguro e tudo que está incluso na mensalidade dos veículos por assinatura.
A principal diferença está na posse do veículo, já que no financiamento, o cliente paga mais por conta dos juros e impostos sobre o carro, mas constroi patrimônio e pode vender o carro no futuro. Já no aluguel por assinatura, o carro nunca pertence ao contratante, mas oferece praticidade e controle financeiro.
Resumindo, para aqueles que gostam de trocar de carro frequentemente sem se preocupar com custos extras, a assinatura pode ser mais vantajosa. Entretanto, para quem pretende manter o mesmo veículo por muitos anos, o financiamento pode compensar mais no longo prazo.
Exemplos
Através do Volkswagen Sign and Drive, a marca oferece o Nivus Comfortline 24/25 nestes planos, confira:
Por assinatura:
As condições apresentadas pela Volkswagen são de R$3.378 por mês durante 36 meses, com seguro, revisões, documentação e impostos inclusos, sem valor de entrada, mas com limite de 1000km por mês, sendo cobrada uma tarifa estipulada pela montadora por cada quilômetro adicionado. Ao fim do contrato, o cliente terá gasto: R$121.643.
Financiamento:
A Volkswagen oferece um financiamento de 36 meses com parcelas de R$3.685, entretanto, é necessário dar uma entrada de R$43.047, para conseguir essas condições. Sem contar que o seguro, o IPVA e as manutenções são por conta do cliente, e não da montadora. O custo total da mensalidade, estipulado pela fabricante, é de R$5.866.
Ao fim do financiamento, contando com juros de 1,75% ao mês, o cliente terá pago R$211.208.
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