Nos anos entre 1832 e 1839, o escocês Robert Anderson foi responsável pela criação da primeira carroça movida a um motor, que era alimentado por células elétricas não recarregáveis, capaz de levar apenas duas pessoas. Este veículo foi inventado entre o carro movido a vapor e o à combustão.
Outras personalidades chegaram a criar modelos elétricos também, mas apenas Anderson construiu um que transportava pessoas, entretanto, sua tecnologia era muito limitada para um uso prático.
A carruagem montada por Anderson atingia uma velocidade máxima de incríveis 6,4 km/h e tinha uma autonomia de apenas 5km, e como não possuía sistema de recarga, seu uso era extremamente restrito.
Mais de 180 anos depois, os carros elétricos se tornaram muito populares no mundo. No Brasil, o que domina o mercado é o BYD Dolphin Mini, uma grande evolução se comparar com a carruagem feita por Anderson. O modelo chines consegue alcançar os 130 km/h, tem uma autonomia de 280 km, transporta até 5 pessoas e carrega de 0 a 80% em 30 minutos.
A diferença entre os dois carros reflete o avanço das eletrificação automotiva ao longo de quase dois séculos. Enquanto a criação de Anderson era simples e limitada, o Dolphin Mini é prático e acessível, demonstrando o quanto a tecnologia evoluiu ao longo de todos esses anos.
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