No Brasil, a maioria dos carros vendidos hoje é flex, ou seja, pode rodar tanto com gasolina quanto com etanol. Mas o que acontece se um veículo abastecido com apenas um dos combustíveis receber o outro por engano? Será que pode danificar o motor? O carro vai funcionar normalmente? A resposta depende de alguns fatores, incluindo o tipo de motor e a quantidade de combustível misturada.
Se o carro for flex, misturar gasolina e etanol não traz grandes problemas mecânicos, já que o sistema de injeção eletrônica ajusta automaticamente a mistura para dar o melhor funcionamento. No entanto, se a troca for feita com o tanque quase cheio de um combustível e apenas um pouco do outro, o consumo irá ficar desregulado.
Isso acontece porque o carro pode demorar um tempo para reconhecer a nova proporção da mistura e recalibrar a injeção da forma como deve. Em alguns casos, o consumo pode aumentar temporariamente até o sistema se ajustar.
O problema aparece quando um carro que não é flex recebe o combustível errado. Modelos que rodam exclusivamente com gasolina, por exemplo, irão ter dificuldades para dar partida e ter falhas na ignição se forem abastecidos com etanol. Isso porque o álcool tem um ponto de combustão diferente e exige uma taxa de compressão maior para ser queimado corretamente.
No caso inverso, quando um carro que usa apenas etanol recebe gasolina, o maior risco está na lubrificação e na queima do combustível. A gasolina tem menor octanagem e pode causar detonação indevida no motor, causando pré-ignição, que pode levar a danos internos nas câmaras de combustão.
Se um carro abastecido com o combustível errado começar a falhar, a recomendação é evitar rodar e tentar drenar o tanque o quanto antes. Dependendo da quantidade misturada, pode ser necessário limpar os bicos injetores e o sistema de combustível para impedir ter resíduos e entupimentos.
Em casos extremos, quando a quantidade de combustível errado for grande e o carro apresentar falhas constantes, aí a melhor solução é levar o veículo a uma oficina para esvaziar o tanque e revisar o sistema.
Para quem usa um carro flex, a melhor forma de não ter nenhum problema é manter um padrão de abastecimento. Se o veículo rodou muito tempo apenas com gasolina e, de repente, for abastecido com etanol, o sistema pode demorar para se adaptar. O ideal é trocar gradualmente o combustível ou completar o tanque sempre com a mesma opção.
Além disso, sempre é bom dar uma olhadinha antes de abastecer e evitar erros. Muitos motoristas distraídos já enfrentaram dores de cabeça por encherem o tanque com o combustível errado sem perceber. Tem até frentista que se distrai e coloca errado. Por isso, é sempre bom estar de olho.
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