Toda empresa deseja que seu produto tenha sucesso no mercado, já que isso fará com que suas receitas e lucros aumentem. Essa é a teoria, mas a Suzuki no Japão mostrou que na vida real a situação é diferente, já que a fabricante suspendeu as vendas do Jimny de quatro portas após apenas quatro dias de vendas.
Batizado de Jimny Nomade, a versão quatro portas do pequeno aventureiro teve seu lançamento anunciado no Japão na última semana. Em apenas quatro dias de após o anúncio, mais de 50 mil pedidos foram emitidos, o que pode parecer ótimo, se não fosse a pequena capacidade produtiva da Suzuki.
Produzido na Índia, o Jimny Nomade tem 1.200 unidades mensais destinadas ao Japão. Neste cálculo, levaria quase 3 anos e meio para a Suzuki conseguir entregar os pedidos realizados. Isso obrigou a fabricante japonesa a emitir um comunicado oficial onde agradece aos clientes pela confiança no produto, mas que os pedidos estão suspensos.
Como é o Jimny Nomade?
Basicamente, o Nomade é o Jimny tradicional, mas com quatro portas. O modelo é um pouco maior que o tradicional e mede 3,89 m de comprimento contra 3,64m do Jimny duas portas. O entre-eixos cresceu de 2,25 m para 2,59 m, mas o modelo segue homologado para transportar somente quatro ocupantes.
Debaixo do capô, nada muda. O Jimny Nomade segue com motor 1.5 aspirado de quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de entregar 108 cv de potência e 14,1 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades, além, claro da tração 4x4.
O Jimny Nomade ainda não foi confirmado para o mercado brasileiro, mas é uma possibilidade. Atualmente, o Jimny é vendido em seis versões, com preços variando entre R$ 152.990 e 213.990.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!