x
UAI
PARA PESAR MENOS NO BOLSO

Combustível mais caro: veja 5 dicas para economizar

Petrobras anunciou reajuste no valor do diesel e da gasolina

Publicidade
Diesel e gasolina ficaram mais caros após reajuste da Petrobras
Diesel e gasolina ficaram mais caros após reajuste da Petrobras Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

A Petrobras promoveu um reajuste nos preços dos combustíveis na semana passada. Desde o último sábado (1º), o valor do litro do diesel subiu R$ 0,22 nas refinarias, enquanto o da gasolina aumentou em R$ 0,10. Nos postos, os consumidores já começaram a sentir no momento de abastecer. Para ajudar o leitor, o Portal Vrum separou cinco dicas para economizar. Confira abaixo.

Veja 5 dicas para economizar combustível:

  1. Reveja a forma de dirigir: evite as acelerações bruscas e busque pelo ganho gradual de desempenho. Na hora de trocar as marchas, não "estique" demais, elevando as rotações do motor. Procure manter os "giros" em uma faixa econômica.
  2. Cuidado com o ar-condicionado: Racionalize o uso do ar-condicionado. Se a temperatura ambiente estiver agradável e o trajeto for seguro, abra as janelas para se refrescar. Se isso não for possível, regule o ar-condicionado para uma temperatura confortável. Só o abandono do vício de sempre usar a temperatura mínima já vai economizar combustível.
  3. Quanto menos peso, melhor: Uma medida para economizar combustível que você mesmo pode fazer é evitar carregar peso desnecessário no porta-malas. É comum encontrar pessoas que esquecem no compartimento de bagagem roupas, calçados ou peças velhas que só servem para aumentar o peso do veículo, fazendo o carro gastar mais combustível.
  4. Calibre os pneus: outra coisa que você mesmo pode fazer para economizar combustível é conferir frequentemente a calibragem dos pneus. Ao rodar com eles vazios, a resistência à rolagem aumenta, fazendo o consumo subir.
  5. Manutenção: a troca de itens básicos como velas, filtros e óleo garantem uma queima mais eficiente da mistura e menos atrito interno. Um simples filtro de ar sujo pode aumentar o consumo em 10%. Outra manutenção importante é o alinhamento, já que suspensão e direção desalinhadas aumentam a resistência à rodagem, fazendo o carro “beber” mais.