x
UAI
TECNOLOGIA

iPhone salva vida de motorista após carro cair em rio; veja como

Motorista foi resgatado, mas acabou detido após ser flagrado no teste do bafômetro

Publicidade
Iphone salvou a vida de motorista nos EUA
Iphone salvou a vida de motorista nos EUA Foto: Divulgação/Montagem/Equipe Vrum
Um grave acidente em Pleasanton, na Califórnia, só não terminou com uma vítima fatal por causa da tecnologia de um iPhone. Neste sábado (1º), um motorista perdeu o controle de seu veículo e caiu em um riacho. O homem conseguiu sobreviver graças ao recurso de detecção de acidentes integrado ao celular. O caso foi destaque em algumas mídias dos Estados Unidos, incluindo o site "Auto Evolution".
Segundo a publicação, o iPhone do motorista ligou para o 911 após o carro despencar. Imediatamente, as autoridades ouviram o homem pedindo por socorro e enviou membros do Corpo de Bombeiros para o lugar. No local, os bombeiros tiveram dificuldades, mas encontraram o veículo e resgataram o condutor.
Apesar disso, após teste etilômetro (bafômetro), foi constatado que o motorista havia ingerido bebidas alcoólicas. Imediatamente, o homem teve a carteira de habilitação confiscada e foi detido pelas autoridades locais. 
O recurso de detecção de colisões da Apple está disponível a partir do iPhone 14, no Apple Watch Series 8 e modelos mais recentes. Os smartphones devem estar executando pelo menos o iOS 16, enquanto os smartwatches exigem o watchOS 9 ou uma versão mais recente.

Como funciona?

A Apple diz que o recurso pode detectar uma grande variedade de colisões, incluindo "impactos frontais, laterais e colisões traseiras e capotamentos". Além disso, a empresa diz que o tipo de veículo é indiferente. "O recurso funciona em sedãs, minivans, SUVs, caminhonetes e outros carros de passeio, mas também pode funcionar se você andar de bicicleta", diz.
Logo após o app detectar o acidente, o recurso mostra a possibilidade de uma chamada. Caso o dono do aparelho não mexa na tela, depois de 20 segundos, é iniciada uma ligação automática para o 911. Imediatamente, o serviço de emergência passa a ter acesso ao local em que a chamada foi feita.