x
UAI
Competição!

Aston Martin apresenta Valkyrie para disputar as 24 horas de Le Mans

Modelo estará presente no Brasil para as 6 horas de São Paulo em julho

Publicidade
Visual do Valkyrie de competição ficou próximo ao modelo de rua
Visual do Valkyrie de competição ficou próximo ao modelo de rua Foto: Divulgação/Aston Martin

Após quase quatro anos desde o lançamento do Valkyrie, a Aston Martin finalmente apresentou a versão de competição do modelo, que irá disputar a categoria Hypercar do Mundial de Endurance (WEC) e também nos campeonatos de endurance dos Estados Unidos (IMSA).

O modelo de rua foi desenvolvido em parceria com a Red Bull Racing Advanced Technologies e usa um conjunto motriz híbrido com o motor V12 fornecido pela britânica Cosworth e o conjunto elétrico de origem da Rimac.

Desde a apresentação do modelo de rua, em 2021, muito se falava sobre a entrada da Aston Martin na principal categoria do Endurance (corridas de longa duração). O visual lembrava mais um protótipo de competição do que um carro de rua ou de um Fórmula.

Fernando Alonso ao lado de seu Valkyrie personalizado
Fernando Alonso, bi-campeão de Fórmula 1 e piloto da Aston Martin, possui uma unidade do Valkyrie de rua Foto: Divulgação/Aston Martin


Os modelos de competição foram desenvolvidos pela Heart of Racing, que funcionará como equipe de fábrica da Aston Martin e teve desempenho fundamental no desenvolvimento do modelo.

O motor ainda é o V12 de 6.5 litros, mas perdeu a parte híbrida e entrega “apenas” 670 cv de potência. Resta saber se o desempenho do Valkyrie será afetado por essa falta de força elétrica que seus rivais de Ferrari, Peugeot, Porsche, Toyota, entre outras, terão à disposição.

Um dos principais destaques do Valkyrie Hypercar é a adição da volumosa asa traseira e da extensão no estilo barbatana de tubarão, que devem ajudar o modelo a ficar grudado nas pistas a mais de 320 km/h.

Aston Martin Valkyrie terá downforce aprimorado com a grande asa traseira
Aston Martin Valkyrie terá downforce aprimorado com a grande asa traseira Foto: Divulgação/Aston Martin

Durante o Mundial de Endurance, o Valkyrie usará a pintura na cor verde com elementos em tom bem mais claro, já tradicional dos carros de competição da Aston Martin. Outra tradição mantida será o número do carro: 007 (homenagem à franquia de filmes) e 009.

No campeonato norte-americano, o Valkyrie repetirá o padrão do carro “europeu”, mas com a cor azul, tradicionalmente usada pela Heart of Racing. Vale ressaltar que na classe GT3, a Aston Martin contará com Eduardo Barrichello, como um dos pilotos do Vantage número 10.

Aston Martin Valkyrie com pintura azul será usado nos Estados Unidos
Aston Martin Valkyrie com pintura azul será usado nos Estados Unidos Foto: Divulgação/Aston Martin

A temporada do WEC começa em 28 de Fevereiro com 1812 km do Catar, mas o Valkyrie poderá ser visto no Brasil em Julho, quando acontecerá as 6 horas de São Paulo em Interlagos no dia 13.

  Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!